metropoles.com

Deputado apresenta projeto para implantar passaporte da vacina no DF

Por enquanto, proposta é descartada por Ibaneis Rocha, mas está em vigor em outras unidades da federação, como Rio de Janeiro e Paraíba

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação contra Covid
1 de 1 Vacinação contra Covid - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo descarta a implantação do passaporte da vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal. Mas a ideia segue viva na Câmara Legislativa (CLDF).

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) protocolou projeto de lei propondo a implantação o passaporte. O documento seria obrigatório para entrada e permanência em estabelecimentos e locais de uso coletivo.

Segundo o parlamentar, a medida é necessária para incentivar a vacinação e evitar a alta na taxa de transmissão da Covid-19. A média de novas infecções do DF é o dobro do índice no Brasil.

“A vacina é a única medida, cientificamente comprovada, que pode intervir na propagação do vírus”, afirmou Vigilante. O passaporte poderá ser digital ou impresso em um cartão.

O passaporte seria necessário para entrada em:

I – academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais

II – estádios e ginásios esportivos

III – cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e outros previstos em decreto da Secretaria de Saúde

IV – atividades de entretenimento

V – locais de visitação turísticas e recreativa

VI – Assembleias, congressos, conferências, convenções e feiras comerciais

A ideia é exigir o clico de vacinação completo, seja com duas doses, aplicação única e também reforço, conforme o cronograma de imunização da Secretaria de Saúde.

Veja o PL na íntegra:

PL – Passaporte da vacina by Metropoles on Scribd

Segundo o parlamentar, o presidente do Superior Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, decidiu pela constitucionalidade do passaporte. A Procuradoria-Geral da República compartilha dessa posição.

O passaporte é exigido na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e na Paraíba, por exemplo. O projeto precisa passar pelas comissões e pelo plenário da CLDF. Depois ainda depende da sanção do governador. Em caso de veto, a CLDF pode eventualmente derrubar a decisão do chefe do Executivo local.

“Eu não quero”

O governador Ibaneis Rocha (MDB) não pensa em implantar o passaporte no DF. Em de 28 de setembro, o emedebista descartou a ideia.

“Eu não quero o passaporte da vacina aqui no DF. As restrições (impostas pela pandemia da Covid-19) são aquelas dos decretos que dizem respeito à comprovação de imunização em shows e eventos. Passaporte para entrar em restaurantes e outros ambientes, isso aí, eu não pretendo implantar”, pontuou o governador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?