Deputada cobra distribuição gratuita de absorventes para alunas no DF
Distrital quer aplicação de lei sancionada neste ano que prevê a entrega desses itens de higiene às estudantes da rede pública de ensino
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo sem data para a retomada das aulas presenciais, a deputada distrital Arlete Sampaio (PT) cobrou o início da distribuição gratuita de absorventes para alunas pobres da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Em 12 de janeiro de 2021, o governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou projeto de lei para a concessão gratuita dos absorventes para as estudantes em situação de vulnerabilidade social.
A lei foi proposta por Arlete. “Apesar de sancionada, não está sendo praticada no DF. É preciso que a oferta de absorventes seja feita a todas as mulheres que precisam”, afirmou a parlamentar.
De acordo com o projeto aprovado na Câmara Legislativa (CLDF), os itens deverão ser entregues nas escolas ou nas Unidas Básicas de Saúde. Arlete enviou ofício ao governador Ibaneis Rocha (MDB) solicitando que a distribuição tenha início.
“Nós sabemos que a falta de absorventes é motivo de falta de adolescentes às aulas. Queremos garantir que esses absorventes sejam ofertados nas escolas e nas UBS”, explicou.
Veja o ofício na íntegra:
Ofício – Absorventes by Metropoles on Scribd
“Reitero o meu pedido ao governador do DF para que tanto a Secretaria de Saúde quanto a Secretaria de Educação, cumpram a lei que foi aprovada por unanimidade pela CLDF e sancionada por Ibaneis Rocha”, destacou.
O projeto segue o movimento global da Fundação ONU “Girl Up” e da Herself.