metropoles.com

Dependentes químicos terão 1% do total de vagas em cargos públicos

A lei que cria o Programa de Estratégias para inserção de dependentes químicos no mercado de trabalho foi publicada nesta quinta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os dependentes químicos terão direito a 1% do total de vagas nos contratos de qualquer natureza do Governo do Distrito Federal. A lei que cria o Programa de Estratégias para inserção deles no mercado de trabalho foi publicada nesta quinta-feira (22/12), no Diário Oficial do DF e já está valendo.

Para participação no programa, o dependente químico deve: cumprir o seu plano individual de tratamento junto a uma instituição pública devidamente credenciada no Sistema de Apoio Psicossocial (CAPS), atender aos requisitos básicos da empresa em que seja contratado e cumprir rigorosamente as normas da empresa contratante.

As Secretarias de Estado de Saúde, de Desenvolvimento Humano e Social e de Trabalho e Empreendedorismo são responsáveis pela execução da lei, podendo firmar parcerias com instituições públicas ou privadas. A proposta é do deputado distrital Rafael Prudente (PMDF-DF) e chegou a ser vetada pelo Governo do Distrito Federal.

Para o deputado, a reserva mínima de 1% do total de vagas nos contratos do GDF, é o primeiro passo para a organização de um sistema de empregos que possa atender a essa parcela da população.

“Precisamos ter o compromisso de fazer a reinserção destes dependentes ao mercado de trabalho, através de ações urgentes. Pois uma das maiores dificuldades na recuperação de usuário de drogas é a sua reinserção econômica por meio de exercício profissional”, disse Rafael Prudente à época da votação na CLDF.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?