metropoles.com

Denúncia diz que membros da PMDF “insuflam” tropa contra antifascistas

Presidente da Comissão, da CLDF, pediu que Comando-Geral da corporação investigue possibilidade de conflito por parte de agentes do estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
protestos3
1 de 1 protestos3 - Foto: Divulgação

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Legislativa (CLDF) pediu ao Comando-Geral da Polícia Militar, nesta quinta-feira (04/06), que investigue denúncia de que integrantes da corporação estariam incentivando violência contra manifestantes pró-democracia. Um ato com esse mote está marcado para domingo (07/06), a partir das 9h, na Biblioteca Nacional.

Segundo os relatos recebidos pela CDH, a corporação prepara um grande esquema de segurança para o dia, diferentemente do que foi feito nas últimas semanas durante atos pró-governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e antidemocráticos – que pediam o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional.  Nos protestos em apoio ao governo federal, a PM tem acompanhado os eventos, sem tentar evitar a aglomeração de pessoas, o que contraria as medidas de restrição impostas durante a pandemia da Covid-19.

“Há um risco de que a tropa chegue ao local com ânimos acirrados e que, mesmo com um protesto pacífico, seja empregada violência excessiva. Isso tudo porque, de acordo com os denunciantes, membros da corporação estariam insuflando os policiais contra os manifestantes”, afirma o presidente da CDH, o deputado distrital Fábio Felix (PSol).

“De acordo com o que nos foi revelado, o planejamento para o ato de domingo é diferente do padrão adotado nas manifestações a favor do governo Bolsonaro. Estaria sendo montado um grande esquema de segurança com centenas de policiais militares, que não necessariamente estarão lá para garantir a ordem e a proteção dos presentes”, prossegue o parlamentar. “São graves as denúncias e exigimos que o governo adote as providências necessárias para garantir a segurança e a integridade dos manifestantes”, destaca Fábio Felix.

Entre as pautas apresentadas pelos manifestantes que se reunirão domingo estão o fim da violência contra a população negra, especialmente a periférica, e do encarceramento em massa. Os organizadores chamam o ato de protesto antifascismo.

3 imagens
Al Gore disse a Bolsonaro que todos estão "profundamente" preocupados com a Amazônia
Protestos deste domingo foram convocados por movimentos sociais
1 de 3

Esplanada dos Ministérios sempre foi o palco de grandes manifestações

Michael Melo/Metrópoles
2 de 3

Al Gore disse a Bolsonaro que todos estão "profundamente" preocupados com a Amazônia

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Protestos deste domingo foram convocados por movimentos sociais

Reprodução/ Mídia Ninja
Outro lado

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Distrito Federal, a corporação “não tomou conhecimento do referido ofício [encaminhado pela CDH] e que, após sua ciência, conhecerá do seu teor e adotará as medidas julgadas oportunas”.

A corporação diz ainda que é uma “Polícia de Estado, trabalhando com informações que subsidiam seus planejamentos, sem levar, em qualquer grau de importância, o viés político, tão pouco a bandeira levantada por integrantes dos movimentos populares”. Por fim, a PMDF afirma ainda que todo o planejamento é feito por um colegiado local e federal.

A CDH manterá sua central telefônica funcionando no domingo para acolher denúncias sobre violência policial e outras violações que possam ocorrer durante o ato antifascismo. Os participantes podem encaminhar relatos, vídeos e fotos pelo WhatsApp (61) 99904-1681.

Protestos

Pelo menos 10 capitais no país têm atos contra Bolsonaro convocados para este fim de semana. Em Brasília, além do Unidos Pela Democracia Contra o Racismo e o Fascismo, que reunirá integrantes de torcidas organizadas de times de futebol, está marcada para ocorrer, também às 9h e em frente à Biblioteca Nacional de Brasília, a Marcha Antifascista, que tem como lema Esmague o Estado, Esmague o Fascismo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?