metropoles.com

Dengue: tendas para hidratação devem funcionar por 6 meses no DF

A instalação das estruturas que ficará nas UPAs e no Hospital de Santa Maria deve ser finalizada até o fim da semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material de divulgação
Tendas-da-dengue-3
1 de 1 Tendas-da-dengue-3 - Foto: Material de divulgação

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) prometeu, nesta segunda-feira (17/02/2020), ter todas as sete tendas de hidratação para o combate à dengue em fase de instalação até o final dessa semana. A estrutura, que tem 50m², servirá como aporte às Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

A medida foi antecipada pela Coluna Grande Angular nesta segunda-feira (17/02/2020). As tendas de hidratação servem como uma medida de precaução frente ao possível aumento de casos nesta época do ano. “Acreditamos que. com isso, a Saúde está dando uma resposta à população”, disse o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo.

A ideia é que os pacientes sejam atendidos mais rapidamente e tenham o acesso mais fácil aos serviços de saúde. “Poderão ser atendidos tanto na UPA como na tenda, a depender do fluxo de pessoas em cada local”, explicou.

As estruturas contam com sala de triagem, consultório médico, 10 leitos de hidratação venosa e sistema de ar condicionado. No local, é possível fazer o diagnóstico clínico, teste rápido e laboratorial processado no laboratório das UPAs, bem como o tratamento com hidratação venosa. Cada tenda conta com quatro médicos e mais de 20 pessoas no total.

O horário de funcionamento será de 7h às 19h, todos os dias, e, se necessário, passarão a funcionar 24h por dia. A expectativa é de que as tendas funcionem por seis meses.

Dados

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, o Distrito Federal registrou 1.419 casos prováveis de dengue nas primeiras semanas de janeiro deste ano. Um desses terminou em morte do paciente. Do total de casos, 91,33% são moradores do DF.

As crianças menores de um ano de idade e as pessoas com mais e 50 anos foram as mais atingidas pela doença.

Sintomas

Dengue é uma doença febril grave transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.
O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver. Os principais sintomas da dengue são:
— Febre alta – 38,5ºC;
— Dores musculares intensas;
— Dor ao movimentar os olhos;
— Mal-estar;
— Falta de apetite;
— Dor de cabeça;
— Manchas vermelhas no corpo.

Ao sentir os primeiros sintomas da dengue, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência. Lá, será feita uma avaliação e, caso se confirme, a pessoa será encaminhada para o tratamento adequado nas estruturas especiais do Iges-DF ou unidade hospitalar mais próxima.

Como combater

A principal forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo mosquito é manter o monitoramento constante nas residências, sempre buscando evitar água parada e a proliferação do inseto. Confira algumas dicas:
— Mantenha caixas d’água, tonéis e barris de água tampados;
— Mantenha garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo;
— Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
— Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água;
— Em caso de identificação de focos do mosquito, acione a Vigilância Ambiental pelo telefone 160.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?