metropoles.com

Dengue: número de novas infecções cai, mas DF lidera taxa de casos

Boletim da SES-DF destaca que casos confirmados chegaram a 224,9 mil, mas pasta prevê diminuição nas próximas semanas, devido à sazonalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte / Metrópoles
Mosquito - Metrópoles
1 de 1 Mosquito - Metrópoles - Foto: Arte / Metrópoles

Com mais 14.488 novos casos confirmados – o que totaliza 224.935 desde o início do ano –, o Distrito Federal continua como a unidade da Federação com maior taxa de infecções prováveis por dengue no país: são 7.255 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Quando considerados os 14.540 registros sob investigação, do dia  1º de janeiro ao último sábado (13/4), a capital do país tem quase 240 mil casos totais, o que equivale a um aumento de 1.500% em relação ao mesmo período de 2023.

Os números são do mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF) e publicado nessa terça-feira (16/4). O documento destaca que, dos casos contabilizados entre a 14ª e a 15ª semanas deste ano, 8.027 são considerados alarmantes, e 315, graves.

Apesar de os dois recortes estarem 5.000% acima do observado nesse intervalo do ano anterior, os números estão em queda desde meados de março. A expectativa da SES-DF é que o cenário fique mais controlado até o próximo mês, quando termina o pico da doença – cuja sazonalidade se dá entre outubro e maio.

Confira:

3 imagens
Diagrama segundo a incidência de dengue por 100 mil habitantes
Mortes registradas entre a população do Distrito Federal
1 de 3

Número de casos prováveis de dengue por semana de início dos sintomas, até o último sábado (13/4)

Divulgação/SES-DF
2 de 3

Diagrama segundo a incidência de dengue por 100 mil habitantes

Divulgação/SES-DF
3 de 3

Mortes registradas entre a população do Distrito Federal

Divulgação/SES-DF

Mortes

Entre a 14ª e a 15ª semanas deste ano, ainda não há mortes confirmadas por dengue no Distrito Federal. No entanto, 48 óbitos estão sob investigação da SES-DF.

Ao todo, 270 pessoas morreram em decorrência da doença em 2024, na capital do país, com 45 vítimas com mortes confirmadas entre a 13ª e a 14ª semanas deste ano.

Imunização

Quando a campanha nacional de vacinação contra a dengue começou, em fevereiro último, o DF foi uma das primeiras unidades da Federação a receber doses do imunizante Qdenga contra a doença: de 71.708 doses, foram aplicadas 54 mil.

Porém, cerca de dois meses após o início da campanha, mais de 12,3 mil doses precisaram ser remanejadas para algum estado brasileiro, devido à indisponibilidade de vacinas em outras partes do país.

Outras 4 mil vencem no fim deste mês. Contudo, a SES-DF informou que “ainda não existe indicativo do Ministério da Saúde para novo remanejamento”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?