Dengue: DF não tem previsão para receber mais vacinas, diz Celina Leão
Vice-governadora Celina Leão comentou que Ministério da Saúde não informou quando deve enviar novas doses da vacina para a capital federal
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal recebeu 71.708 doses da vacina contra a dengue nesta quinta-feira (8/2). No entanto, a quantidade ficou 36% abaixo das 194 mil previstas inicialmente para a capital do país.
DF pode ter público de vacina contra dengue reduzido para 10 e 11 anos
Ao receber as doses na Rede de Frio do DF, a vice-governadora Celina Leão (PP) afirmou que o Ministério da Saúde não deu previsão para a chegada do restante das doses. Ainda assim, o início da vacinação está mantido para esta sexta-feira (9/2), a partir das 7h em 36 pontos.
“A princípio, vamos vacinar crianças de 10 a 14 anos, como manda a programação do Ministério da Saúde. Mas aguardamos alguma orientação por parte do governo federal para saber se haverá mudança na faixa etária”, declarou Celina Leão.
A quantidade prevista era exatamente para o número de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos moradores do DF e público-alvo da imunização. Contudo, pode ser que a faixa etária diminua.
A vice-governadora afirmou que sugeriu ao Ministério da Saúde a revisão do público-alvo da vacinação e que a proposta será encaminhada para um comitê da pasta.
“Se acabarem [as vacinas], não temos como fazer uma previsão [da chegada de mais], porque fizemos um planejamento em cima das doses para as quais tínhamos recebido confirmação do Ministério da Saúde”, completou a vice-governadora.
Do início do ano até a última segunda-feira (5/2), o DF registrou 11 mortes provocadas pela dengue, mas investiga outras 45 suspeitas. Além disso, a capital federal registrou 46.298 casos prováveis da doença. Celina Leão acrescentou que, dos 11 mortos, nove tinham comorbidades.