metropoles.com

Dengue: confira mitos do vírus que já infectou mais de 43 mil brasilienses

Segundo informações da Secretaria de Saúde, total de casos prováveis em 2020 cresceu 20,8% em relação ao mesmo período do ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Fiocruz produz mosquito que não transmite dengue
1 de 1 Fiocruz produz mosquito que não transmite dengue - Foto: Metrópoles

Além da pandemia do novo coronavírus, outra doença causa enorme preocupação aos brasilienses: a dengue. De acordo com a última atualização da Secretaria de Saúde, em 31 de julho, o Distrito Federal registrou 43.128 casos prováveis da doença e 40 mortes decorrentes dela. Os dados são referentes ao período de 29 de dezembro de 2019 a 18 de julho de 2020.

Segundo a pasta, observa-se neste ano aumento de 20,8% no total de casos, em comparação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados 35.722 ocorrências. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor ainda da zika e chikungunya.

Mortes e casos

A maior taxa de incidência da doença neste ano foi no Gama. São 3.197,21 ocorrências a cada 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem as regiões de Sobradinho II, com 2.998,10 registros a cada 100 mil moradores, e Sobradinho, com incidência de 2.842,69. As menores taxas são do Sudoeste e da Octogonal.

O Gama também lidera em total de mortes pela doença: foram 10 óbitos. Depois vem Ceilândia (quatro falecimentos) e Samambaia (três).

Confira os dados: 

 

3 imagens
A mobilização contra a doença começou em 2021
Lugares em que a água empoça são preocupantes
1 de 3

Casos de dengue no Distrito Federal

SES-DF/Reprodução
2 de 3

A mobilização contra a doença começou em 2021

Breno Esaki/Agência Saúde
3 de 3

Lugares em que a água empoça são preocupantes

Breno Esaki/Agência Saúde
É mentira

O clínico-geral e diretor-técnico do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás, Marcos Pontes, separou alguns mitos e verdades que podem confundir a população sobre a doença e prejudicar o combate ao vírus e ao mosquito transmissor. Confira os principais e fique livre da dengue:

  • Ar-condicionado e ventiladores matam o mosquito – MENTIRA

O médico explica que quando se usa o ar-condicionado, a temperatura e a umidade baixam e isso inibe a ação do mosquito Aedes aegypti. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém, não morrerá.

  • Para matar os ovos do mosquito, basta secar os reservatórios de água parada – MENTIRA

O especialista fala que não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter “vivo” por mais de um ano sem água.

  • Tomar vitamina B afasta o mosquito – MENTIRA

Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B – alho ou cebola também (cujos odores são eliminados pela pele) – não é uma medida eficaz de combate à dengue.

  • Qualquer picada do mosquito transmite a doença – MENTIRA

Ainda segundo o especialista, primeiramente, é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolve a doença.

  • Borra de café na água parada das plantas mata os ovos do mosquito – MENTIRA

Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas e sobre a terra no combate ao mosquito. Já foi verificado, na prática, que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café.

  • As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa – MENTIRA

Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Então, para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.

Confira aqui outras informações sobre a dengue fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?