metropoles.com

Demitidos com nova gestão do lixo vão à CLDF pedir recontratação

Terceirizados da limpeza, mandados embora depois da mudança, fizeram manifestação nesta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Suzano Almeida/Metrópoles
Garis-CLDF
1 de 1 Garis-CLDF - Foto: Suzano Almeida/Metrópoles

Os trabalhadores terceirizados do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) demitidos pelas empresas que assumiram a gestão do lixo do Distrito Federal tomaram a galeria da Câmara Legislativa (CLDF), nesta quarta-feira (23/10/2019). Eles fizeram uma manifestação o para pedir a readmissão.

Cerca de 1.500 funcionários foram mandados embora com o início da mecanização da coleta. Pelo menos 300 estiveram na Casa. Desde o início do mês de outubro, três empresas passaram a administrar a bilionária coleta do lixo no DF. Com isso, houve as demissões.

De acordo com o deputado Chico Vigilante (PT), ainda no ano passado, durante a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB), o Palácio do Buriti foi alertado de que o modelo europeu não seria viável no Distrito Federal.

“Nós avisamos que mecanizar causaria um grande número de desempregos. A mecanização na Alemanha funciona porque lá o desemprego é baixo e ninguém quer trabalhar com isso. Mas aqui, não”, discursou o parlamentar. “São mães e pais de família que, agora, não têm como pagar o aluguel e que precisam sustentar as famílias”.

Outros parlamentares, como Leandro Grass (Rede) e Arlete Sampaio (PT), também cobraram medidas do governador Ibaneis Rocha (MDB) para manter o emprego dos trabalhadores.

Governistas, Agaciel Maia (PL) e Iolando Almeida (PSC) se comprometeram a buscar diálogo com o Executivo local. “O que precisamos é garantir uma forma de devolver a essas pessoas seus empregos. Vamos tentar de todas as formas, junto ao governo, ajudar”, prometeu Maia.

A medida a ser tomada pelos deputados distritais ainda não foi definida. Reuniões com os trabalhadores deverão ocorrer nos próximos dias com intuito de negociar com o governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?