Délio Lins e Silva Júnior toma posse como presidente da OAB-DF
Cerimônia será às 17h, na sede da entidade, na 516 Norte. Nova diretoria seguirá no comando do órgão até 2021
atualizado
Compartilhar notícia
A nova gestão da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) assume às 17h desta terça-feira (1º/1). O criminalista Délio Lins e Silva Júnior venceu a disputa em novembro de 2018, com uma votação apertada – apenas 248 votos a mais que o segundo colocado, Jacques Veloso.
A cerimônia será na sede da entidade, na 516 Norte. Mesmo em um dia movimentado na capital do país, com as posses de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente da República e do ex-presidente da OAB-DF Ibaneis Rocha (MDB) como governador do Distrito Federal, a solenidade de troca de comando da Ordem promete ser disputada.
Além do criminalista, compõem a nova direção da entidade: a vice-presidente, Cristiane Damasceno; o diretor-tesoureiro, Paulo Maurício Braz Siqueira; o secretário-geral, Marcio de Souza Oliveira; e a secretária-geral adjunta Andrea Saboia Fonseca. Na ocasião, também serão empossados os novos conselheiros seccionais e as diretorias das 11 subseções da OAB-DF. Eles ficarão no comando do órgão até 2021.
Délio substituirá Juliano Costa Couto, que presidiu a entidade de 2016 a 2018 com o apoio do ex-mandatário – e, agora, governador do Distrito Federal – Ibaneis Rocha.
Currículo
Participando da disputa pela segunda vez, Délio encabeçou a chapa Independência na Ordem, que contou com o apoio de centenas de criminalistas da cidade. Além de promover melhorias para que a classe volte a ter destaque na sociedade, o presidente eleito promete desvincular a entidade de interesses político-partidários.
Délio Lins e Silva Júnior graduou-se em direito em 2000, no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Especializou-se em direito penal econômico e atualmente é mestre e doutorando em ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. Em 2010, presidiu a Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, na gestão de Francisco Caputo.