metropoles.com

Delegacia do Riacho Fundo terá núcleo de atendimento à mulher

Com atendimento humanizado, iniciativa da Polícia Civil do DF será inaugurada nesta segunda-feira (09/12/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
dele-2
1 de 1 dele-2 - Foto: null

Será inaugurado nesta segunda-feira o primeiro Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NUIAM) do Distrito Federal, na 29ª DP, no Riacho Fundo I. A iniciativa acolherá mulheres vítimas de violência de forma humanizada. A iniciativa é da Polícia Civil do DF, em parceria com outras instituições do governo e da iniciativa privada, além da sociedade civil.

O atendimento terá diversos pontos de atuação. Mais que fazer o registro de ocorrência, será possível contar com acolhimento psicológico e assistência jurídica.

Reprodução/PCDF
Núcleo é fruto de parceria da PCDF com outras instituições

Para isso, a PCDF terá ajuda dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (TJDFT), das Promotorias de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (MPDFT), do Conselho Tutelar e da Universidade Católica de Brasília.

Em 2019, mais de 15.284 mulheres já sofreram algum tipo de violência no Distrito Federal. Leia mais no especial Elas por Elas.

Caminhada

Neste domingo (08/12/2019), o DF foi palco da 1ª Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O evento chamou atenção para os feminicídios e a cultura de agressão à população feminina.

Pelo menos 200 integrantes participaram da caminhada. A iniciativa integra os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma campanha internacional de combate à violência contra as mulheres e meninas, que consiste em uma mobilização global da sociedade civil em torno desse propósito.

No Brasil, a mobilização dura 21 dias. Teve início em 20 de novembro – no Dia Nacional da Consciência Negra e pelo fato de mulheres negras serem as maiores vítimas da violência –, e se encerra na terça-feira (10/12/2019), Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O evento foi organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil. Elizabete Scheybmayr, uma das líderes do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, diz que este é o momento de unir forças e avançar na questão.

“Já tivemos grandes avanços com a Lei Maria da Penha e as delegacias da mulher, mas ainda há muito a fazer para garantir uma assistência adequada às vítimas de violência, lutando por legislações favoráveis a elas, detectando os casos e recuperando os agressores, por exemplo. Essa campanha de conscientização é uma grande ação, pois chama a atenção de toda a sociedade para um problema que diz respeito a todos nós”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?