Defesa Civil: prédio que caiu no DF está tombando para lado esquerdo
Diante do risco de novos desabamentos, a Defesa Civil não autorizará a entrada dos bombeiros no local nesta terça (11/1), como previsto
atualizado
Compartilhar notícia
A Defesa Civil do Distrito Federal decidiu que não irá entrar nesta terça-feira (11/1) no edifício que desabou na QSE Área Especial 20, em Taguatinga, na semana passada.
Doações ajudam moradores desabrigados após desabamento de prédio no DF
De acordo com análise topográfica, o edifício continua se movimentando, afundando e tombando para o lado esquerdo. Agora, a corporação aguarda uma estabilidade para liberar a entrada do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) no local.
“O prédio continua instável. Estamos trabalhando para que os moradores fiquem autônomos e independentes do prédio. Não vamos liberar entrada se o edifício continuar apresentando instabilidade”, explicou o chefe da engenharia da Defesa Civil, coronel Rossano Bonerth.
A corporação continua descartando a possibilidade de implosão no edifício. Por enquanto, a prioridade é retirar os pertences dos moradores.
Prédio irregular
Além de não ter registro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) para a construção do 5º andar, o prédio que caiu em Taguatinga não tinha alvará de construção ou carta de Habite-se, portanto, era irregular. A informação foi confirmada pelo Governo do Distrito Federal ao Metrópoles.
Ainda segundo o GDF, a obra não foi autorizada pela Central de Aprovação de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), e sequer houve solicitação de licenciamento para o projeto.
A equipe de monitoramento do prédio que caiu parcialmente em Taguatinga Sul na última quinta-feira (6/1) utilizou drones para vistoriar a estrutura da edificação nesta segunda-feira (10/1).
A princípio, a estrutura seria interditada por 72h, mas o prazo foi estendido. Engenheiros da Novacap ainda analisarão as imagens coletadas pelo drone a fim de avaliar o impacto das águas das chuvas no prédio.