Defesa Civil monitora abertura de comportas da Barragem do Paranoá
Alerta de Defesa Civil aponta risco de alagamento após abertura de 60cm das comportas da Barragem do Paranoá
atualizado
Compartilhar notícia
A Defesa Civil do Distrito Federal emitiu alerta de risco de alagamento diante da abertura das comportas da Barragem do Paranoá nesta sexta-feira (4/2). O procedimento ocorreu às 12h por causa da intensificação das chuvas e a necessidade de controlar o volume de água no Lago Paranoá.
A ação ocorre com participação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e da Companhia Energética de Brasília (CEB).
De acordo com os órgãos de segurança, o procedimento consta em norma regulamentar de controle de vazões do Lago do Paranoá e no Plano de Segurança da Barragem. A medida visa executar os procedimentos de segurança no período diurno e minimizar o impacto à população.
Veja as orientações à população nos casos de abertura da barragem:
- Ficar atenta à previsão do tempo
- Evitar córregos, rios e cachoeiras em caso de chuva ou previsão de chuva
Cadastrar o número de seus aparelhos celulares para o recebimento de ALERTAS por SMS da Defesa Civil. Enviem o número do CEP por SMS para 40199 (podem ser cadastrados mais que um CEP por número telefônico) - Evitar as margens e o leito do rio abaixo da represa
- Ao ouvir a sirene, se deslocar para o ponto mais alto possível, caso esteja no vale do rio abaixo da represa
- Caso abordados pela equipe de varredura do CBMDF, Defesa Civil ou CEB, seguir as orientações de segurança
- Em caso de emergência, como alguém ser levado pelas águas, ficar ilhado ou desaparecido, acionar imediatamente o CBMDF e a Defesa Civil
- Não tentar realizar qualquer procedimento de salvamento caso não tenha treinamento ou equipamento para isso