Defesa Civil interdita complexo Casa Maaya por risco de desabamento
Além da interdição, engenheiros fizeram diversas exigências e recomendações. Proprietário foi orientado a observar qualquer aumento de risco
atualizado
Compartilhar notícia
A Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) interditou na tarde desta quarta-feira (22/12), após uma vistoria técnica, o complexo Casa Maaya. Ao fim das avaliações, os especialistas decretaram a interdição do local devido ao risco de desabamento de partes da cobertura que pegou fogo nessa terça (21/12).
Após incêndio, Casa Maaya transfere show de Belo para a Arena BRB
Além da interdição, os engenheiros fizeram as seguinte exigências e recomendações: contratar empresa ou profissional qualificado para proceder com a retirada dos produtos de combustão e derrubada das estruturas que ainda possuem risco; não permitir trânsito de pessoas na área do restaurante e entrada de serviço, devendo os operários utilizarem equipamentos de proteção.
Veja imagens do espaço:
Além disso, a casa deverá manter a energia elétrica desligada, enquanto não houver revisão completa do sistema por profissionais qualificados. Caso queiram reconstruir o espaço, os donos deverão apresentar alvará de construção e projeto de incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
O proprietário foi orientado a observar qualquer aumento de riscos estruturais e se for preciso acionar a Defesa Civil.
Proteção contra incêndio
Apesar do incêndio ter destruído a estrutura, o espaço tinha todos os sistemas de proteção contra incêndio e pânico aprovados pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).
De acordo com a corporação, o espaço foi aprovado com projeto de sistemas de proteção contra descarga atmosférica, saídas de emergência, extintores de incêndio, iluminação de emergência, central de GLP e sinalização de segurança contra incêndio.
“Salienta-se que todos os parâmetros mínimos normativos de medidas de segurança exigidos para a edificação foram apresentados em projeto, inclusive de uso de ignifugação nos seus elementos construtivos para propiciar a baixa propagação do fogo em caso de um princípio de incêndio”, disse os Bombeiros em nota.
A estrutura do empreendimento, composta por folhagens, madeira e palha, foi tomada pelas chamas, por volta das 10h. Ainda não há informações sobre o que deu início ao fogo. Por meio da assessoria de imprensa, os organizadores afirmaram que ninguém ficou ferido.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai apurar as circunstâncias do incêndio que destruiu o Complexo Casa Maaya. Ao Metrópoles, o delegado-chefe da 1ª DP, Marcelo Portela, confirmou que os proprietários e funcionários serão ouvidos pelos investigadores. Os depoimentos serão agendados
Vídeos: Casa Maaya pega fogo e mobiliza bombeiros em área nobre do DF
“Dia mais triste de todos nós”
Por meio de nota, a Casa Maaya se manifestou, lamentando ocorrido. “Hoje é o dia mais triste de todos nós da Casa Maaya. Na manhã desta terça-feira (21/12), por volta das 10h, uma de nossas operações começou a pegar fogo, e foi contido antes que se espalhasse. Felizmente o incidente não teve vítimas. Ainda não sabemos a causa do incêndio e vamos colaborar com todas as investigações para podermos descobrir. É importante frisar que nós temos todos os alvarás emitidos pelo Corpo de Bombeiros e pela Secretaria de Segurança Pública para o funcionamento, assim como o de inspeção toda nossa estrutura e equipamento”, informou o complexo.
“A princípio houve o informe da utilização do aparelho de solda que pode ter ocasionado o incêndio, porém a informação vai ser confirmada com a perícia do Corpo de Bombeiros. As chamas começam na cozinha do estabelecimento, mas conseguimos proteger o local que tem botijões, onde poderia ter ocasionado explosões e incidentes maiores. Ainda estamos fazendo busca no local, mas a princípio não há feridos”, disse o tenente coronel Marcos Luiz.
Show do Bello
Após o incêndio, Casa Maaya anunciou, na tarde desta quarta-feira (22/12), que o show do cantor Belo, marcado para esta quinta-feira (23/12), será transferido para o Arena BRB, o antigo Nilson Nelson.
“Os demais eventos de dezembro, Jeito Moleque, Di Proposito, Bakermat e Molejo terão novas datas divulgadas em breve. Para casos de estornos dos eventos prorrogados, entre em contato com sac@maaya.com.br”, diz a assessoria da Casa Maaya.
“A esperança brilha cada vez mais forte. Renasceremos. Renovados, mais fortes e com novas datas de encontro”, disse o estabelecimento, em nota.