metropoles.com

Defesa Civil inspeciona área onde família ficou isolada por chuva

O órgão afirmou que as casas no Varjão não precisam ser interditadas. Também disse que vai prestar assistência às famílias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CBMDF/Divulgação
Bombeiros em área alagada
1 de 1 Bombeiros em área alagada - Foto: CBMDF/Divulgação

Fortes chuvas provocaram estragos em residências e deixaram moradores do Varjão ilhados nessa quinta-feira (26/03). Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) foram acionados e, quando chegaram ao local, encontraram o terreno de uma chácara tomado pela água que transbordou do córrego, próximo à casa (veja vídeo abaixo).

A Defesa Civil, no entanto, afirmou que as estruturas das casas não oferecem risco aos moradores. O local não foi interditado.

Os bombeiros fixaram corda de segurança entre uma coluna da casa e uma árvore que ficava em um ponto sem correnteza. Os militares resgataram três crianças, cinco adultos e dois cães.

Os moradores foram avaliados. Eles não sofreram ferimentos e, portanto, não precisaram de atendimento médico. Foram necessários cinco militares para a operação.

2 imagens
Ninguém ficou ferido
1 de 2

Bombeiros resgatam moradores

CBMDF/Divulgação
2 de 2

Ninguém ficou ferido

CBMDF/Divulgação

 

Defesa Civil

Por meio de nota, a  Subsecretaria do Sistema da Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), informou que a região administrativa possui cinco bacias de contenção de águas pluviais que captam a água que vem de morro e, mais acima, do Residencial Taquari.

Devido ao volume de água, as cinco bacias de contenção transbordaram e afetaram seis residências na localidade.

No início da noite dessa quinta-feira (26/03), equipe técnica da subsecretaria esteve no local e fez avaliação da estrutura das casas atingidas. Após análise, não houve necessidade de interdição nem de retirada das famílias.

Ao todo, 19 adultos e seis crianças estavam nas moradias. A Defesa Civil acrescentou que todas as famílias foram assistidas com cestas básicas e colchões.

Outro resgate

Mais cedo, os bombeiros atuaram em outro resgate, de um operário que foi completamente soterrado em Sobradinho.

Segundo os militares, o homem, 38 anos, foi resgatado consciente após três horas e meia de trabalho da corporação. Ele cavava uma fossa quando a terra cedeu e o encobriu.

A vítima estava consciente, orientada e estável. Aparentemente sem fraturas e sem ferimentos graves, foi transportada pelo CBMDF para o Hospital Regional de Sobradinho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?