Defesa Civil emite alerta sobre abertura das comportas do Lago Paranoá
Órgão ressalta que as pessoas precisam evitar permanecer próximas às margens do espelho d’água, pois o volume sobe muito rápido
atualizado
Compartilhar notícia
Com o volume das chuvas que caem em todo o Distrito Federal, a Defesa Civil emitiu alerta na tarde desta quinta-feira (18/2) informando sobre a abertura das comportas da Barragem do Lago Paranoá. O órgão ressalta que as pessoas precisam evitar permanecer próximas às margens da bacia, pois o volume de água sobe muito rápido.
Na madrugada de segunda-feira (15/2), o reservatório do Lago Paranoá já havia alcançado a cota de 1.000,60 metros. Para controlar o volume de água represado, a Companhia Energética de Brasília (CEB) abriu as comportas da barragem.
A Defesa Civil reforçou que a população evite a prática de pesca e banho no local, para a segurança de todos.
Reservatórios no DF
No último domingo (14/2) o reservatório Santa Maria começou a verter. Com mais tempestades previstas para as próximas semanas, a tendência é de que a água passe a transbordar completamente.
O Sistema Santa Maria é responsável por 27% do abastecimento do DF e tem vazão de 1.470 litros por segundo de água. O volume útil é de 45,5 milhões de metros cúbicos. A água excedente do Reservatório Santa Maria segue para o Córrego Três Barras. De lá, junta-se com o Ribeirão Tortinho, formando o Ribeirão do Torto, onde há captação da empresa.