Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no DF. A seca acabou
Houve alagamentos, quedas de árvore e falta de luz em vários pontos. Inmet declara fim do período de estiagem. Foram 82 dias sem temporais
atualizado
Compartilhar notícia
A Defesa Civil emitiu alerta de chuvas intensas e ventos fortes no Distrito Federal, nesta terça-feira (18/9). A medida foi tomada após as fortes chuvas que deixaram um rastro de destruição em várias cidades do DF. Foram registrados alagamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica, entre outras situações.
Choveu bastante em toda a região, no período, e a probabilidade de chuva durante a tarde e a noite em algumas regiões é grande, nos próximos três dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a meteorologista Naiane Araújo, com a sequência de três dias consecutivos de chuva, o órgão declarou encerrado o período de estiagem no Distrito Federal.
“Ficamos 82 dias sem chover entre maio e agosto. Depois, tivemos intervalo com chuva entre o fim de agosto e começo de setembro. E choveu nos últimos três dias. Daqui para a frente a chuva será mais comum. Atualmente ela está bem distribuída, abrangendo vários pontos da região. Até quinta-feira, o tempo vai continuar instável, com pancadas mais fortes e até possibilidade de queda de granizo”, explicou a meteorologista.
De acordo com ela, o sol volta na sexta-feira (21) e no final de semana, mas com pancadas de chuva localizadas à tarde e a noite. Em média, costuma chover 46,6 mm no mês de setembro. Neste ano já choveu 11,5mm, o que não é nada assustador para o mês. As chuvas mais fortes ocorreram em Brazlândia, Gama, Estrutural e Paranoá. E as mais leves, na área central, em pontos como o Sudoeste e o Plano Piloto
Segundo o órgão, o volume grande de água serve como alerta em relação aos acidentes de trânsito e quedas de árvores ou estruturas metálicas. Com a volta das chuvas, órgãos como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros começam a demonstrar preocupação com alagamentos e desabamentos.
Cuidados
O Inmet recomenda que os brasilienses evitem estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda, além de deixar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Serviço
Se houver qualquer problema, deve-se acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).