metropoles.com

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no DF. A seca acabou

Houve alagamentos, quedas de árvore e falta de luz em vários pontos. Inmet declara fim do período de estiagem. Foram 82 dias sem temporais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Chuva
1 de 1 Chuva - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

 

A Defesa Civil emitiu alerta de chuvas intensas e ventos fortes no Distrito Federal, nesta terça-feira (18/9). A medida foi tomada após as fortes chuvas que deixaram um rastro de destruição em várias cidades do DF. Foram registrados alagamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica, entre outras situações.

Choveu bastante em toda a região, no período, e a probabilidade de chuva durante a tarde e a noite em algumas regiões é grande, nos próximos três dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a meteorologista Naiane Araújo, com a sequência de três dias consecutivos de chuva, o órgão declarou encerrado o período de estiagem no Distrito Federal.

“Ficamos 82 dias sem chover entre maio e agosto. Depois, tivemos intervalo com chuva entre o fim de agosto e começo de setembro. E choveu nos últimos três dias. Daqui para a frente a chuva será mais comum. Atualmente ela está bem distribuída, abrangendo vários pontos da região. Até quinta-feira, o tempo vai continuar instável, com pancadas mais fortes e até possibilidade de queda de granizo”, explicou a meteorologista.

De acordo com ela, o sol volta na sexta-feira (21) e no final de semana, mas com pancadas de chuva localizadas à tarde e a noite. Em média, costuma chover 46,6 mm no mês de setembro. Neste ano já choveu 11,5mm, o que não é nada assustador para o mês. As chuvas mais fortes ocorreram em Brazlândia, Gama, Estrutural e Paranoá. E as mais leves, na área central, em pontos como o Sudoeste e o Plano Piloto

Segundo o órgão, o volume grande de água serve como alerta em relação aos acidentes de trânsito e quedas de árvores ou estruturas metálicas. Com a volta das chuvas, órgãos como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros começam a demonstrar preocupação com alagamentos e desabamentos.

Cuidados
O Inmet recomenda que os brasilienses evitem estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda, além de deixar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Serviço
Se houver qualquer problema, deve-se acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?