Defesa Civil ainda não liberou alvará do Fórum Mundial da Água
Faltando menos de 24h para a abertura das atividades ao público, operários correm contra o tempo para deixar tudo pronto
atualizado
Compartilhar notícia
A menos de 24 horas do início das atividades, a organização do 8º Fórum Mundial da Água ainda não conseguiu o alvará da Defesa Civil. Durante vistoria realizada pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) na manhã desta sexta-feira (16/3), foi possível observar que, na Vila Cidadã, espaço gratuito e aberto ao público, muita coisa ainda está sendo montada.
A abertura das atividades ao público está marcada para as 9h deste sábado (17/3). Funcionários que trabalham no local desconfiam de que não conseguirão entregar tudo pronto a tempo. “É isso que a gente se pergunta também. Se o prazo vai ser suficiente para montar tudo. Provavelmente, alguns vão virar a noite trabalhando para dar conta”, disse um operário, após pedir para não ser identificado.A organização garante, porém, que tudo será finalizado no prazo. “A Defesa Civil fará a última vistoria entre as 14h e 16h de hoje (16) e seguiremos para a liberação do alvará. A partir das 20h, todas as áreas do evento passarão por varredura da Polícia Federal. Assim que eles liberarem, a equipe de limpeza e montagem retorna ao espaço para concluir o trabalho até as 9h deste sábado (17), quando será aberto ao público”, garantiu Rodrigo Cordeiro, diretor operacional do 8° Fórum Mundial da Água.
O Metrópoles consultou a Defesa Civil, que confirmou ainda não ter liberado laudo técnico de funcionamento do evento. Desde o início da montagem, já foram feitas cinco vistorias. A última está prevista para a tarde desta sexta (16).
“Expresso Ambiental” e mascote
Durante a vistoria do governador, também foi apresentado o “Expresso Ambiental”, ônibus que propõe uma “viagem” mostrando todo o ciclo de saneamento da água, desde a captação até o tratamento de esgoto. O veículo contém maquetes que demonstram ao público esse trajeto. Ele será utilizado pela Companhia Urbanizadora de Saneamento Ambiental (Caesb) para ações durante e após o evento, no sentido de propor educação ambiental para os visitantes.
Por fim, também foi apresentado o mascote do fórum. Trata-se de uma gota d’água batizada de “Gotita”, nome escolhido por meio de votação feita com alunos de escolas públicas do DF. Entre as demais opções apresentadas, estão Aquarela e Iara.
A cerimônia de abertura do 8º Fórum Mundial da Água será no domingo (18), no Itamaraty. O evento internacional vai até o dia 23 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha. A expectativa do Governo do Distrito Federal é de que cerca de 40 mil pessoas prestigiem o encontro, que ocorre pela primeira vez no Hemisfério Sul.
Para participar, é preciso fazer o credenciamento no site do fórum. Isso também pode ser feito no local, mas, de acordo com a organização, o envio antecipado dos dados ajuda a evitar filas.