metropoles.com

Defensoria Pública inaugura posto de atendimento a mulheres na CLDF

Novo posto tem o objetivo de promover a defesa dos interesses das mulheres vítimas de violência em razão do gênero no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DPDF/Divulgação
Foto colorida de inauguração
1 de 1 Foto colorida de inauguração - Foto: DPDF/Divulgação

A Defensoria Pública do Distrito Federal inaugurou nesta quarta-feira (21/8) um posto de atendimento voltado ao público feminino em situação de vulnerabilidade. A extensão do Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa das Mulheres funcionará na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) de forma permanente.

O objetivo é promover a defesa dos interesses das mulheres vítimas de violência em razão do gênero. A atuação do novo núcleo será na forma judicial e extrajudicial, com a adoção de todas as medidas necessárias à concretização dos direitos do público feminino do Distrito Federal.

A abertura do espaço ocorre durante a Semana de Prevenção ao Feminicídio da CLDF, que vai até sexta-feira (23/8). A iniciativa promove o debate sobre os tipos de violência de gênero, em especial o feminicídio.

Denúncias e acolhimento

Na Defensoria Pública do DF, as mulheres vítimas de violência doméstica também contam com um canal exclusivo de acolhimento, por meio do ramal 2 do Disque Defensoria 129. Desde a implementação da Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC), aquelas que desejam entrar em contato não precisam mais se deslocar a um dos núcleos para tirar dúvidas e receber orientações jurídicas.

A ligação, por meio do número 129, é gratuita para quem estiver no Distrito Federal. Pessoas de outros estados podem entrar em contato com a Central de Relacionamento com os Cidadãos por meio do telefone (61) 3465-8200. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h25 e das 13h15 às 16h55.

Mulheres que sofrem com uma relação de violência podem procurar a instituição como uma central de apoio, além dos canais de denúncias, como o 190 (Polícia Militar), o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e as delegacias especializadas. A Central 162, ramal 2, do Participa DF, faz o primeiro atendimento para acolher, entender as demandas da vítima e esclarecer sobre os requisitos de acesso à DPDF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?