Defensoria Pública do DF realiza evento para a comunidade escolar
Coordenadores, gestores e demais membros da rede pública do DF interessados devem fazer a inscrição a partir de hoje (27/9)
atualizado
Compartilhar notícia
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizará o 1º Café da Defensoria com as Regionais de Ensino do Distrito Federal: “Relações Humanas: Justiça e Sustentabilidade”, com o objetivo de estreitar os laços de colaboração e compartilhar informações relevantes para a comunidade educacional como coordenadores, gestores e demais membros da rede pública do DF.
As inscrições para o encontro que será realizado quinta-feira (26/10) às 10h na Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF) já estão abertas no site da escola. https://eventos-escola.defensoria.df.gov.br/cursos/3
Será anunciada durante o 1º Café da Defensoria com as Regionais de Ensino do DF: “Relações Humanas: Justiça e Sustentabilidade”, mais uma Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF, conhecida como Carreta da Defensoria, para atender, as escolas públicas de forma exclusiva. No encontro também será apesentada a plataforma de Ensino a Distância (EaD), que estará à disposição da rede pública, com certificação e promoção de atividades colaborativas em parceria com as escolas do DF.
No evento ainda serão apresentadas as 26 cartilhas temáticas, disponíveis para toda a comunidade escolar, de Roteiros do Conhecimento que abordam temas como a Família, Criança e Adolescente, Mulher, Pessoa com Deficiência, Idoso, Saúde, Relações de Consumo, entre outros. As publicações foram desenvolvidas de forma inédita e exclusiva com a colaboração de diversos servidores e defensores públicos.
Durante o encontro, também será apresentado o projeto “Defensoria nas Escolas”, que garante o acesso de estudantes, professores e servidores da rede pública a informações sobre a Defensoria Pública do DF, noções de cidadania, direitos e deveres mediante as áreas de interesse da comunidade escolar. No encontro também será abordada a atuação educacional da Easjur/DPDF e as ações de integração com a Subsecretaria de Mediação e Cultura de Paz da DPDF.
Para Celestino Chupel, defensor Público-Geral, defende a exclusividade em escolas públicas da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF, que desempenha um papel crucial ao levar os serviços jurídicos e de orientação diretamente aos estudantes e suas famílias. “O objetivo é promover o acesso à justiça, educação jurídica e conscientização sobre direitos fundamentais, contribuindo para uma sociedade mais justa e informada facilitando o atendimento a comunidades que, muitas vezes, têm dificuldades de deslocamento para buscar assistência jurídica, garantindo que os direitos de todos sejam respeitados e protegidos”.
O Defensor Público e diretor da Easjur, Evenin Ávila, explica que este é o momento de discutir a sustentabilidade das relações humanas. “O fenômeno da hiperjudicialização não é positivo. Só vamos atingir metas e resultados diferentes se realmente investirmos em atividades novas que tragam resultados efetivos”, destacou.
A educação em direitos desenvolvida pela Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF) busca desenvolver pessoas por meio da produção e disseminação de conhecimento em temas relacionados à instituição, à cidadania e aos direitos humanos, visando aprimorar a capacidade de atuação da Defensoria e contribuir para uma sociedade mais crítica e consciente. O trabalho visa, com conhecimento do diagnóstico de judicialização em massa de casos, produzir conhecimentos para reverter comportamentos e culturas que colaboram para a lentidão dos processos e sobrecarregam o sistema judiciário.