Defensoria Pública do DF leva atendimento gratuito à população do Recanto das Emas nesta 5ª
O evento, em parceria com Conselhos Tutelares, acontecerá, nesta quinta-feira (20/4), na Administração do Recanto das Emas, das 9h às 16h
atualizado
Compartilhar notícia
A Defensória Pública do Distrito Federal (DPDF), em parceria com Conselhos Tutelares da unidade da Federação, oferecerá, nesta quinta-feira (20/4), assistência jurídica e psicossocial gratuita à população do Recantos das Emas. O evento, aberto ao público, ocorrerá na Administração da cidade, das 9h às 16h.
Segundo a DPDF, os atendimentos jurídicos oferecidos são relacionados, principalmente, ao Direito de Família, tais como: ações de divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, guarda, realização de teste de DNA, ofício e orientação para vagas em creches no DF, além de atendimentos psicossociais.
Para participar, basta comparecer ao local e levar a documentação necessária para o atendimento pretendido. Conforme relatado pela pasta, a iniciativa é uma oportunidade para que a população tenha acesso a serviços de qualidade e gratuitos, garantindo o exercício pleno da cidadania.
Unidade Móvel de Atendimento Itinerante
A DPDF tem levado assistência jurídica e psicossocial gratuita a diversas cidades por meio da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante. O objetivo, segundo o órgão, é promover o acesso à justiça de forma mais democrática e ampla.
Inaugurada em 2021, a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF é uma ferramenta de acesso à Justiça que descentraliza o atendimento dos Núcleos de Assistência Jurídica da Defensoria Pública e a aproxima das comunidades em situação de vulnerabilidade.
Desde maio de 2022, a iniciativa atendeu mais de 3 mil cidadãos em diversas regiões administrativas, como Fercal, Samambaia, Vicente Pires, São Sebastião, Jardim Botânico, Taguatinga, Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas, Planaltina, Samambaia, Estrutural, Gama, Guará, Recanto das Emas, Sol Nascente, Brazlândia e Sobradinho.
Os mutirões da DPDF também foram realizados no Centro Pop de Taguatinga, no Pop Rua, na Rodoviária do Plano Piloto, além da Penitenciária Feminina do Distrito Federal e do Complexo Penitenciário da Papuda.