Defensoria Pública do DF: 500 mulheres em situação de vulnerabilidade recebem serviços gratuitos
Ação da Defensoria Pública levou orientação jurídica e psicossocial, exames de DNA, consultas com uma médica da família entre outros serviço
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 500 mulheres foram atendidas pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) nesta segunda-feira (5/6) na segunda edição do Dia da Mulher do órgão. Nesta ação, o foco foi oferecer serviços gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade, como orientação jurídica e psicossocial, exames de DNA, consultas com uma médica da família e com profissionais de enfermagem.
Também foram feitos mamografias e exames citopatológicos, inserção de DIU e atendimentos odontológicos. O evento ainda contou com serviços socioassistenciais, de regularização e inscrição em questões habitacionais, palestras e acolhimento de vítimas de violência doméstica.
O Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, reforça a importância de ações destinadas ao público feminino de forma periódica. “A iniciativa é essencial para que mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso à justiça e a fim de que seus direitos básicos sejam garantidos de forma plena”, ressaltou.
Marleide dos Santos Costa, de 44 anos, foi uma das primeiras a chegar na ação desta segunda-feira. Ela veio do Itapoã em busca de serviços de mamografia e ginecologia. “É uma iniciativa muito importante, porque muitas mulheres não trabalham e não conseguem pagar para ter esse tipo de atendimento. Aqui, elas conseguem utilizar o serviço de forma gratuita e com qualidade”, analisou.
Maria Salete de Oliveira, de 49 anos, também procurou atendimento médico no evento. Atualmente sem trabalho, ela já teve câncer de mama e precisava realizar uma mamografia, exame que está com fila de espera na rede pública de saúde. “Eu sou muito grata, porque hoje consegui fazer o meu exame. Como estou sem renda neste momento, foi uma ajuda muito bem-vinda”, contou.
O evento ocorreu no maior núcleo da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte, Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A ação mensal gratuita foi promovida em parceria com a Secretaria da Mulher do DF, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).
A primeira edição do Dia da Mulher ocorreu em 2 de maio de 2023. Na ocasião, cerca de 500 mulheres foram atendidas. O foco do evento que abriu o Maio Verde, mês da Defensoria Pública, foi ofertar, prioritariamente, atendimento a mães de crianças sem registro de paternidade, visando principalmente à desjudicialização da investigação, visto que o Distrito Federal atingiu a maior proporção de pais ausentes em seis anos.