“Defeito estrutural na rede” deixa moradores da Asa Norte sem luz por 20 horas
Apagão causou prejuízos a moradores, que relataram alimentos estragando na geladeira. Neoenergia precisou trocar 300 m de cabos subterrâneos
atualizado
Compartilhar notícia
Após cerca de 20 horas sem luz, os moradores da quadra 216 Norte voltaram a ter acesso à energia elétrica no começo da tarde desta quinta-feira (12/8). Eles estavam sem luz desde as 18h30 dessa quarta-feira (11/8). A Neoenergia informou que o serviço foi restabelecido às 14h08, mas há relatos de pontos da quadra em que a normalização no fornecimento só ocorreu perto das 15h.
A queda de energia por quase um dia inteiro foi causada por um defeito estrutural na rede subterrânea da região. Moradores relataram que alimentos estavam estragando na geladeira e que ficaram impedidos de trabalhar, estudar e realizar outras atividades com uso de aparelhos eletrônicos.
Em nota, a Neoenergia Distribuição Brasília esclareceu que o problema aconteceu nas quadras 216 e 416. Na 400, a empresa restabeleceu o fornecimento de energia às 11h05 desta quinta.
“Devido a um defeito estrutural e complexo na rede subterrânea, durante a madrugada foi necessária a substituição de aproximadamente 300 metros de cabos subterrâneos, reconexão de três terminais da rede e substituição de componentes de rede aérea”, informou a companhia.
Prejuízos
Débora Cronemberger, 50 anos, contou ao Metrópoles que durante o apagão alguns alimentos ficaram com mau cheiro na geladeira. “Estragar alimento é uma coisa terrível, imagina em uma época como essa que está tudo tão mais caro. Estamos em uma crise tão séria, e perder tudo é complicado. Não adianta só se desculparem pelo incômodo”, reclamou.
A preocupação de Jenilda Dias de Alencar, 72, é com a mãe, de 97 anos, que mora no sexto andar de um prédio 216 Norte . “Tive prejuízo com uma televisão em uma dessas quedas de energia aqui da Asa Norte, mas fico mais apreensiva pela minha mãe, que tem eventos de hemorragia e preciso correr com ela para o hospital. É inviável descer pelas escadas com uma senhora de 97 anos, mas, como não temos geradores, os elevadores param de funcionar. É muito apreensivo para mim”, lamentou Janilda.
Veja a nota Neoenergia na íntegra:
“A Neoenergia Distribuição Brasília informa que, às 18h29 desta quarta-feira (11), nossa Central de Operações Integradas foi acionada para atuar em ocorrência pontual de falta de energia nas Quadras SQN 216 e 416 (Asa Norte).
Devido a um defeito estrutural e complexo na rede subterrânea, durante a madrugada foi necessária a substituição de aproximadamente 300 metros de cabos subterrâneos, reconexão de 3 terminais da rede e substituição de componentes de rede aérea. A operação, que iniciou desde a noite de ontem, envolveu mais de 40 pessoas, entre técnicos especializados em redes subterrâneas e em linha viva, entre outros profissionais.
Às 11h05 os clientes da SQN 416 tiveram a energia restabelecida. Nossas equipes seguiram trabalhando para recompor a energia na SQN 216, que ocorreu às 14h18.
A Neoenergia Brasília possui um plano em andamento de curto, médio e longo prazo que envolve inspeção, manutenções, melhorias e instalação de tecnologias na rede elétrica do DF para melhorar a robustez do sistema elétrico reduzindo interrupções como esta.
A Neoenergia Distribuição Brasília segue à disposição.”