Decreto regulamenta código do sinal vermelho para denunciar violência no DF
Medida de combate e prevenção vale como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar
atualizado
Compartilhar notícia
O decreto regulamentando a Lei nº 6.713 que instituiu o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar no Distrito Federal, aparece no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (7/1).
A medida prevê que vítimas de agressões podem ir a estabelecimentos, órgãos públicos e comércios do DF e dizer “sinal vermelho” ou mostrar um “x” desenhado na mão, de preferência na cor vermelha, para que a polícia seja acionada.
A regra vale para os seguintes estabelecimentos:
- Farmácias
- Repartições públicas
- Portarias de condomínio
- Hotéis
- Supermercados
Veja a publicação na íntegra:
Os representantes ou as entidades representativas ao atender uma mulher que apresente na palma da mão um “sinal vermelho” deverão adotar protocolos como manter a calma e encaminhar a mulher para uma sala segura, onde ela possa aguardar atendimento especializado, sem chamar a atenção dos demais clientes ou do possível agressor, caso esteja acompanhando-a.
A polícia deverá ser acionada imediatamente. Os colaboradores das entidades receberão treinamento, mediante acesso à cartilha e ao tutorial disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Mulher e delegacias especializadas de atendimento à mulher.
Eles serão capacitados para acolher, com sigilo e descrição, a vítima que sinalizar por socorro.
A norma é mais uma campanha de combate à violência contra a mulher na capital federal, prevista na Lei Maria da Penha. Durante a pandemia, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) registrou aumento de 8,3% no número de prisões em flagrante no Distrito Federal pelo crime de violência contra a mulher.
Para denunciar casos de agressão, vítimas de violência doméstica podem registrar ocorrência pela internet. É possível fazer a denúncia também pelo WhatsApp, pelo número (61) 98626-1197 e pelo Disque-Denúncia 197, opção 3, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).