metropoles.com

Decreto de lockdown não afeta transporte público no Distrito Federal

Apesar disso, deve haver, nos próximos dias, novas medidas do GDF com o objetivo de limitar o número de passageiros nos ônibus e metrô

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial para o Metrópoles
Pessoas em fila para entrar em ônibus na rodoviária
1 de 1 Pessoas em fila para entrar em ônibus na rodoviária - Foto: Myke Sena/Especial para o Metrópoles

As medidas rigorosas anunciadas pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), nesta sexta-feira (26/2) para frear a Covid-19, não vão afetar o sistema de transporte público do Distrito Federal. Os ônibus permanecem com as atividades normalmente.

Embora o titular do Palácio do Buriti tenha restringido funcionamento de boa parte do comércio e de serviços (veja abaixo), os meios de deslocamentos oferecidos aos brasilienses, até o momento, permanecem em circulação.

A exemplo do que ocorreu no início da pandemia, ainda no ano passado, ainda há a expectativa de que o Executivo local avalie limitar a capacidade ônibus para evitar aglomerações em veículos lotados.

Metrô

Após o governador Ibaneis Rocha decidir decretar lockdown no Distrito Federal, a partir do primeiro minuto deste domingo (28/2), o Metrô-DF informou que não haverá alterações no horário de funcionamento do transporte nem no número de trens em circulação.

De acordo com a demanda, o metrô poderá antecipar ou estender o horário de pico, funcionando com 24 trens, número máximo da frota em circulação. Atualmente, o horário de pico é das 6h às 8h45 e das 16h35 às 20h.

A companhia estabeleceu ainda o home office integral para os empregados, exceto os do grupo de risco e aqueles lotados em áreas nas quais seja imprescindível o trabalho presencial, as quais devem estabelecer escala de revezamento. É o caso dos trabalhadores da Diretoria de Operação e Manutenção, que precisarão ficar em serviço presencial para manter a operação do sistema metroviário e a prestação dos serviços aos usuários. Quem entrar em teletrabalho poderá ser convocado para comparecer à empresa eventualmente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?