metropoles.com

Decreto de Ibaneis institui Política de Regularização de Terras Rurais

Estima- se que a assinatura permita a celebração de pelo menos 10 mil novos contratos de concessão de uso nos próximos anos no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Samara Schwingel/Metrópoles
foto-ibaneis-terras-publicas
1 de 1 foto-ibaneis-terras-publicas - Foto: Samara Schwingel/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, nesta terça-feira (29/3), decreto que regulamenta lei de 2017 que institui a Política de Regularização de Terras Públicas Rurais pertencentes ao Distrito Federal ou à Agência de Desenvolvimento de Brasília (Terracap). Estima- se que a assinatura permita a celebração de pelo menos 10 mil novos contratos de concessão de uso nos próximos anos, considerando os processos de regularização pendentes e os que serão iniciados.

“Estamos beneficiando milhares de famílias, centenas de igrejas. Hoje, o ciclo se fecha e é um ciclo de alegria. A paz social se dá assim, dando segurança para aqueles que escolheram a área rural para morar”, afirmou Ibaneis.

Embora a norma atualmente seja regulamentada pelo Decreto nº 38.125/2017, a Lei nº 6.740, de 3 de dezembro de 2020 (chamada “Lei Professor Aníbal”), realizou alterações na legislação. Assim, as modificações precisam de regulamentação, que serão supridas com o decreto assinado nesta terça-feira, que substitui o de nº 38.125/2017.

2 imagens
Ibaneis assina decreto que institui a Política de Regularização de Terras Rurais
1 de 2

Estima- se que a assinatura permita a celebração de pelo menos 10 mil novos contratos de concessão de uso nos próximos anos, considerando os processos de regularização pendentes e os que serão iniciados

Samara Schwingel/Metrópoles
2 de 2

Ibaneis assina decreto que institui a Política de Regularização de Terras Rurais

Samara Schwingel/Metrópoles

O novo decreto dispõe, entre outras regulamentações, acerca dos procedimentos operacionais para a implementação dos novos modelos de regularização trazidos pela Lei nº 6.740/2020, como: regularização de ocupações históricas de produtores rurais nas chamadas “terras desapropriadas em comum”; legalização de ocupações históricas de produtores rurais nas chamadas “glebas com características rurais inseridas em zona urbana”; regularização de igrejas, templos e entidades de assistência social historicamente estabelecidos na macrozona rural; regularização de cooperativas e associações de produtores rurais; e legalização de ocupações históricas de empreendimentos de apoio à população rural na forma do regulamento do Estatuto da Terra, inclusive mercados, antenas comunitárias etc.

O decreto também trata da implementação do sistema de licitação pública de Concessão de Uso Onerosa (CDU) de glebas rurais, algo inédito na Terracap. A iniciativa tem potencial para atrair empresas interessadas em áreas maiores para implantação de empreendimentos e geração de empregos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?