metropoles.com

Decisão que restabelecia direitos políticos de Arruda é revogada pelo STF

O ministro do STF Nunes Marques negou o pedido para anular duas condenações do ex-governador no inquérito da Caixa de Pandora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Arruda - Metrópoles
1 de 1 Arruda - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A liminar que restabelecia os direitos políticos do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido) foi revogada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques.

No ano passado, o próprio Marques havia suspendido as condenações que pesavam contra Arruda, a partir da nova Lei de Improbidade Administrativa de 2021.

No entanto, reviu a posição a partir da decisão do Plenário do STF sobre a retroatividade dos impactos da Lei de Improbidade Administrativa. Segundo a Corte, o novo regime prescricional não retroage.

O processo que estava sobrestado refere-se à decisão da 6ª Turma Cível, que condenou Arruda por improbidade administrativa, no caso da Linknet. A inelegibilidade dele, então, começa a contar a partir do Acórdão da Turma, que é de 5 de dezembro de 2018. Assim, ele segue inelegível até dezembro de 2026. Portanto, impossibilitado de concorrer nas próximas eleições majoritárias.

Nunes Marques rejeitou o pedido da defesa para anular duas condenações por improbidade administrativa no caso da Operação Caixa de Pandora, deflagrada para apurar suposto esquema de corrupção no governo de Arruda.

“Houve a condenação por órgão colegiado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal por ato de improbidade que ensejou lesão ao patrimônio, em cujo âmbito foi anotada a existência do elemento volitivo”, destacou o ministro.

Para Nunes Marques, a decisão da Corte torna inaplicável a nova legislação no caso de Arruda. Por isso, o magistrado negou o pedido de anulação e revogou a suspensão das condenações.

O advogado de Arruda, Paulo Emílio Catta Preta, disse considerar que “a decisão é natural desdobramento da decisão do TSE que, no ano passado, indeferiu o registro da candidatura de Arruda”. “Não houve nada substancialmente novo”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?