metropoles.com

Decisão judicial proíbe GDF de aumentar repasses a empresas de ônibus

Liminar atendeu à pedido do MPDFT. O eventual descumprimento, acarretará multa diária no valor de R$ 1 milhão.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Multidão de pessoas à direita e ônibus amarelos estacionados à esquerda
1 de 1 Multidão de pessoas à direita e ônibus amarelos estacionados à esquerda - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A 6ª Vara da Fazenda Pública concedeu uma liminar que determina que o Governo do Distrito Federal (GDF) não poderá editar novos atos administrativos que impliquem no aumento das tarifas técnicas das passagens de ônibus. O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) obteve decisão favorável em ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep) em 12 de abril.

A liminar também determina que, o eventual descumprimento, acarretará multa diária no valor de R$ 1 milhão. A tarifa técnica é o valor pago pelo poder público às empresas concessionárias pelo transporte dos passageiros, ou seja, é quanto custa ao Distrito Federal o transporte de cada usuário. A remuneração das empresas de ônibus corresponde, portanto, ao valor da tarifa técnica multiplicado pelo número de passageiros.

A decisão judicial destaca que, “sobretudo na atualidade, momento crucial em que grassa a desigualdade econômica e social como fator agravante e menosprezador da efetividade dos direitos fundamentais, prudente e necessário que se aja no sentido de resguardar, o quanto possível, qualquer níquel dos recursos públicos de práticas a ele lesivas, sobretudo porque não podem mais ser monitorados por simples imperativos monopolistas das empresas concessionárias, mesmo porque se o embasamento vem das cláusulas contratuais, essas também aludem à natureza da revisão tarifária como um procedimento excepcional de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, não modo corriqueiro e que possa propiciar enriquecimento indevido”.

A decisão é temporária e depende de confirmação por sentença de mérito. Procurada, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob)  informou que a decisão não afeta o Sistema de Transporte Público Coletivo do DF, pois “a tarifa técnica vem diminuindo sistematicamente tendo em vista o aumento da demanda de passageiros.”

A pasta ainda afirmou, por meio de nota, que, nas últimas revisões tarifárias, reduziu o valor da tarifa técnica. “Cabe destacar que a tarifa técnica é o custo do sistema dividido pela quantidade de usuários transportados”, disse a secretaria.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?