metropoles.com

Decisão judicial permite a volta de animais domésticos à Ermida Dom Bosco

Juiz libera a entrada de bichos de estimação na reserva no Lago Sul, proibida pelo Ibram desde 1º de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Whatsapp
ibram-ermida-dom-bosco-foto-whatsapp
1 de 1 ibram-ermida-dom-bosco-foto-whatsapp - Foto: Reprodução/Whatsapp

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) concedeu liminar que permite a volta de animais domésticos ao Parque Ecológico Ermida Dom Bosco, que estavam proibidos de entrar no local desde 1º de setembro. Segundo a decisão, a entrada deve ser permitida no parque assim que o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) for notificado oficialmente.

A liminar é resultado de uma ação popular ajuizada por usuários do local contrários à decisão. Segundo Pedro Pertence, advogado responsável pelo pedido, a proibição instituída pelo governo local tinha sido arbitrária. “Não existiam justificativas reais para o ato. O Ibram não ouviu a população antes de tomar a medida e, além disso, os bichos não representavam nenhum risco ambiental ao parque.”

Reclamações
Na época da proibição, o instituto afirmou que o ato era resultado de constantes reclamações sobre cachorros circulando no parque sem a guia, bem como da sujeira deixada pelos animais. A medida do Ibram foi alvo de críticas nas redes sociais e frequentadores da Ermida organizaram manifestações contra a norma.

O juiz do caso concordou com a argumentação dos autores e entendeu que a proibição era desproporcional à real gravidade do problema. “Para não ter o trabalho de fiscalizar adequadamente o uso do parque, o gestor optou por restringir o direito dos populares”, afirma na sentença, publicada na quarta-feira (21/10). Sobre a presença de cachorros sem coleira, o magistrado argumenta que “a falta de educação de alguns não pode servir de pretexto para a exclusão do direitos de todos”.

A assessoria de imprensa do Ibram afirmou que o órgão ainda não foi notificado, mas que cumprirá a decisão judicial assim que houver a comunicação formal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?