metropoles.com

De mamografia a DIU gratuito: veja programação do Outubro Rosa no DF

Ao longo do mês, serão oferecidas, em parceria com o Sesc, mamografias, exames preventivos e citopatológicos e a inserção do DIU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carol Yepes/ Getty Images
Na imagem com cor, uma ilustração com um laço rosa para campanha Outubro Rosa - Metrópoles
1 de 1 Na imagem com cor, uma ilustração com um laço rosa para campanha Outubro Rosa - Metrópoles - Foto: Carol Yepes/ Getty Images

A Secretaria da Mulher (SMDF) preparou uma programação especial para o Outubro Rosa no Distrito Federal. Em parceria com o Sesc-DF e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), ao longo do mês, as mulheres terão acesso a diversos serviços voltados para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

TCDF cobra Saúde por não distribuir absorventes a mulheres vulneráveis

A carreta do Sesc passará por pontos como Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Estrutural, juntamente com a unidade móvel da Secretaria da Mulher e o Ônibus Sesc + Saúde.

Serão disponibilizadas, em parceria com o Sesc, 800 vagas para realização de mamografias, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, e 800 vagas para exames citopatológicos, em mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

3 imagens
Os resultados, porém, são melhores quando a doença é diagnosticada no início. No caso de ter se espalhado para outros órgãos (metástases), o tratamento buscará prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente
aaa
1 de 3

Ao longo do mês serão oferecidas, em parceria com o Sesc, mamografias, exames preventivos e citopatológicos e a inserção do DIU

Getty Images
2 de 3

Os resultados, porém, são melhores quando a doença é diagnosticada no início. No caso de ter se espalhado para outros órgãos (metástases), o tratamento buscará prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente

Burak Karademir/ Getty Images
3 de 3

aaa

Carol Yepes/ Getty Images

As interessadas na mamografia deverão realizar cadastro prévio por meio das administrações das Regiões Administrativas. Será preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (Sus) para o agendamento do exame.

Já o Ônibus Sesc + Saúde realizará 20 atendimentos por dia, divididos em consultas ginecológicas e procedimentos de inserção de dispositivo intrauterino, o DIU. Para realizar o exame preventivo, a mulher deverá ter de 25 a 64 anos e levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (Sus).

Quem quiser fazer a inserção do DIU de cobre precisa estar com o preventivo em mãos, com validade de até 1 ano, e com teste de gravidez de sangue feito nas últimas 24 horas, caso não esteja menstruada. Menores de idade precisam estar acompanhadas de responsável.

Veja programação:

3 imagens
1 de 3

Divulgação/SMDF
2 de 3

Divulgação/SMDF
3 de 3

Divulgação/SMDF

Além dos exames oferecidos pelo Sesc-DF, a equipe da secretaria levará informações sobre os cuidados preventivos gratuitos na rede de saúde e sobre o autoexame das mamas, rodas de conversa e palestras sobre a promoção da saúde feminina, assim como orientações sobre o enfrentamento à violência de gênero, sobre o fluxo de atendimento nos equipamentos da pasta e sobre o cadastro para os cursos gratuitos ofertados.

Também acontecerá a ação #SextaRosa, em parceria com o Sinduscon-DF, por meio do convênio da Rede Sou Mais Mulher. A equipe da secretaria percorrerá canteiros de obras do DF levando às trabalhadoras da construção civil palestras informativas sobre prevenção e enfrentamento ao câncer de mama.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?