Do DF para o Alasca: quatro amigos iniciam sonho sobre duas rodas
Os amigos Eduardo, Eliseu, Fernando e Eraldo iniciaram os planos da viagem de moto em 2015 e, neste domingo (21/5), partiram para a aventura
atualizado
Compartilhar notícia
Quatro amigos, quatro motos e um sonho: viajar até o Alasca sob duas rodas. A ideia surgiu em 2006, depois de o quarteto se aventurar pela América do Sul, mas o planejamento começou mesmo em 2015. E, neste domingo (21/5), Eduardo Jorge, Eliseu Dias, Fernando Lavoyer e Eraldo Jorge começam a jornada de 35 mil quilômetros de estrada. A previsão é concluir o percurso em 78 dias.
Há um ano e meio, os amigos começaram a traçar os planos. Eduardo, de 46 anos, se organizou financeiramente e comprou dólares com antecedência. Ele foi o primeiro a sugerir a aventura. “Estou ansioso e feliz. Será mais um desafio e, desta vez, o maior de todos”, comentou o servidor público, que já fez viagens de moto por 30 dias.
“O Alasca foi escolhido pelo desafio de conhecer os dois extremos das Américas. Já tínhamos ido a Ushuaia (Argentina), no extremo sul. Agora é a vez do extremo norte”, disse Eduardo.
Eliseu Dias tem 51 anos e, apesar de ouvir dos filhos que “depois de velho só faz loucura”, adquiriu uma moto nova, há um ano, para o projeto. A motocicleta é a mesma dos companheiros: o modelo BMW GS 1.200.
Estou há uma semana sem dormir, mas vai valer a pena pela sensação de liberdade e desafio. Isso é viver
Eliseu Dias
Fernando, 55, é apaixonado por motos desde que tinha 18 anos. “Está no sangue, é o que eu amo”, disse. Ele explicou que, para os 78 dias que virão, os amigos levarão poucas roupas e sobreviverão com nada mais do que o básico. Afinal, os espaços para bagagem são somente três pequenos compartimentos de cada moto.
O servidor público Eraldo Jorge, 43 anos, tirou férias uma semana antes da viagem para organizar os detalhes finais. Entre risadas, nervosismo e piadas internas, o grupo de amigos vive dias de empolgação. “Quando a gente passar de Goiânia, daremos tchau para as risadinhas também. Precisamos de concentração, cuidado e união, acima de tudo”, disse.Ferramentas, capa de chuva, roupa de frio, kit remédio, notebook e equipamentos fotográficos são os itens indispensáveis para a aventura. O quarteto criou uma página no Facebook para que amigos e familiares acompanhem a jornada.
Veja o roteiro de viagem dos motoqueiros:
Alasca
O estado faz parte dos Estados Unidos e é o maior em extensão territorial, apesar de ter a menor densidade populacional. Os motociclistas pretendem passar seis dias no Alasca, onde percorrerão as cidades de Coldfoot, Fairbanks, Anchorage e Prudhoe.
Quando o grupo chegar ao destino final, em julho, será verão no Hemisfério Norte, com temperatura máxima na casa dos 20°C. No rigoroso inverno, a mínima chega a -30ºC.
O retorno ao Brasil está programado para o dia 29 de julho, de avião. O quarteto vai pegar um voo em Miami com destino a Brasília. Na bagagem, a certeza de que haverá muito o que contar para a família e amigos sobre os quase três meses longe de capital.