De “bandido” a “melhor advogado”: as desculpas de empresário a Zanin
O então advogado Cristiano Zanin foi atacado por Luiz Carlos Bassetto Júnior quando escovava os dentes no aeroporto de Brasília, em 2023
atualizado
Compartilhar notícia
Após filmar e hostilizar o então advogado Cristiano Zanin, em janeiro de 2023, o empresário Luiz Carlos Bassetto Júnior (foto em destaque), publicou pedidos de desculpas ao agora ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em um vídeo veiculado no último sábado (11/5), Luiz diz que o ministro é um “excelente advogado” e pede desculpas pelo que fez.
Na data em que o ataque aconteceu, Zanin foi abordado pelo empresário enquanto escovava os dentes no Aeroporto de Brasília. Na gravação, feito por ele próprio, Luiz se dirigiu ao ministro com termos como “bandido”, “safado” e “vagabundo”.
“Declaro publicamente que o advogado e atual ministro Cristiano Zanin não faz jus às palavras ditas por mim naquele dia. Ele não é o pior advogado que possa existir; pelo contrário, [é] um excelente advogado e, hoje, exerce o cargo de ministro em razão de sua competência. [Eu] me arrependo, ainda, de todas as demais ofensas proferidas na oportunidade, que deixarei de mencioná-las. Minhas sinceras desculpas”, declarou Luiz Carlos Bassetto na gravação.
Assista:
No vídeo, o empresário ainda pede perdão a um grupo específico: “Endereço minhas desculpas, também, a toda a advocacia – pois o ato que pratiquei se dirigiu a um advogado que, na oportunidade, apenas exercia regularmente sua profissão –, de modo que minha retratação também os alcance”.
A atitude de Luiz decorreu de um acordo firmado durante a audiência de conciliação sobre o caso. No processo que tramitou na 6ª Vara Criminal do Distrito Federal, o empresário foi acusado de difamar e cometer injúria contra a vítima.
Em dezembro de 2023, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou queixa-crime contra o empresário por calúnia, injúria e difamação. A instituição também pediu indenização por danos morais, no valor de R$ 150 mil
Em fevereiro último, a defesa do ministro chegou a cobrar que Luiz Carlos se retratasse em vídeo e publicasse a gravação nos “mesmos meios de divulgação em massa pelos quais as ofensas foram praticadas”.
Vídeo do ataque
Na data do episódio, Luiz Carlos Bassetto Júnior chamou Cristiano Zanin de “o pior advogado que pode existir”, além de “corrupto” e “safado”. A vítima, porém, não respondeu às agressões.
As imagens, que circularam nas mídias sociais, incluíam outro trecho da fala do empresário: “Vontade de meter a mão na orelha de um cara desses”.
Assista: