“Dava para ver os mísseis”, diz turista do DF sobre ataques em Israel
A jornalista brasiliense Lu Alves participava de uma excursão por Jerusalém quando extremistas islâmicos do Hamas bombardearam Israel
atualizado
Compartilhar notícia
A jornalista brasiliense Lu Alves relatou os momentos de pânico vividos no primeiro dia de guerra em Israel. Ela e outros brasileiros participavam de uma excursão pelo país quando foram surpreendidos com os ataques do grupo extremista islâmico Hamas, no sábado (7/10).
Por meio de uma publicação nas redes sociais, Lu contou que os alertas nas ruas de Jerusalém começaram a soar ainda de manhã cedo. Por conta disso, todos foram orientados a se abrigarem nos hotéis.
“Hoje amanhecemos com essa notícia e, na verdade, logo de manhã, quando a gente foi para o café da manhã, no hotel, já dava para ver os mísseis, mas disseram que estava tudo bem. A gente chegou a sair na rua, mas teve um alerta e a gente precisou se proteger. Seguimos uns judeus: para onde eles correram, a gente correu também. E aí voltamos para o hotel”, relatou a jornalista no sábado.
Segundo a turista, o voo de volta do grupo para o Brasil estava marcado para o mesmo dia. Por conta da situação de calamidade pública, eles tiveram que esperar até que fosse possível se deslocar para o aeroporto da região, à noite.
Outro sinal de alerta foi emitido no aeroporto, para que os passageiros se deslocassem para uma área segura.
“Chegamos aqui ao aeroporto, estávamos fazendo check-in, teve uma alerta, e as pessoas precisaram sair correndo para uma área mais protegida. Foi uma situação um pouquinho de pânico, mas ficou tudo bem. Voltamos para o check-in, só que realmente os voos foram cancelados”, lamentou.
Veja o depoimento:
Enquanto esperava para embarcar, a brasiliense mostrou a grande movimentação de pessoas no aeroporto. Muitas delas aguardavam informações a respeito dos voos.
“Os aviões foram retirados da pista. Tem muito carro de polícia lá. Daqui do aeroporto, a gente consegue ouvir alguns barulhos e, eventualmente, algum alerta. As situações são complicadas, o aeroporto está assim, ó, cheio de pessoas. Estamos aguardando e tentando manter a calma”, disse ela no vídeo.
A jornalista conseguiu embarcar de Israel ainda no sábado. Por meio de publicação no Instagram, ela confirmou a chegada no Brasil na noite desse domingo (8/10).
“Estamos muito felizes pelo livramento que Deus nos deu. A gente conseguiu sair antes de piorar a situação. Muita gente não conseguiu embarcar. Mas o coração fica apertado pelos que ficam.”
Brasileiros em Israel
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou, no sábado (7/10), que havia identificado um brasileiro ferido e três desaparecidos após ataque do Hamas a Israel. Não há registros de brasileiros mortos até o momento. O governo prepara uma missão para retirar brasileiros que estejam no país do Oriente Médio.
De acordo com o Itamaraty, cerca de mil brasileiros e seus dependentes já preencheram o formulário on-line, disponibilizado pela Embaixada brasileira em Tel Aviv, para solicitar a repatriação. Em sua maioria, os requisitantes são turistas hospedados em Tel Aviv ou Jerusalém, como os evangélicos que visitavam o país.