metropoles.com

“Dava para ver os mísseis”, diz turista do DF sobre ataques em Israel

A jornalista brasiliense Lu Alves participava de uma excursão por Jerusalém quando extremistas islâmicos do Hamas bombardearam Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
turista do DF sobre ataques em Israel
1 de 1 turista do DF sobre ataques em Israel - Foto: Reprodução

A jornalista brasiliense Lu Alves relatou os momentos de pânico vividos no primeiro dia de guerra em Israel. Ela e outros brasileiros participavam de uma excursão pelo país quando foram surpreendidos com os ataques do grupo extremista islâmico Hamas, no sábado (7/10).

Por meio de uma publicação nas redes sociais, Lu contou que os alertas nas ruas de Jerusalém começaram a soar ainda de manhã cedo. Por conta disso, todos foram orientados a se abrigarem nos hotéis.

“Hoje amanhecemos com essa notícia e, na verdade, logo de manhã, quando a gente foi para o café da manhã, no hotel, já dava para ver os mísseis, mas disseram que estava tudo bem. A gente chegou a sair na rua, mas teve um alerta e a gente precisou se proteger. Seguimos uns judeus: para onde eles correram, a gente correu também. E aí voltamos para o hotel”, relatou a jornalista no sábado.

Segundo a turista, o voo de volta do grupo para o Brasil estava marcado para o mesmo dia. Por conta da situação de calamidade pública, eles tiveram que esperar até que fosse possível se deslocar para o aeroporto da região, à noite.

Outro sinal de alerta foi emitido no aeroporto, para que os passageiros se deslocassem para uma área segura.

“Chegamos aqui ao aeroporto, estávamos fazendo check-in, teve uma alerta, e as pessoas precisaram sair correndo para uma área mais protegida. Foi uma situação um pouquinho de pânico, mas ficou tudo bem. Voltamos para o check-in, só que realmente os voos foram cancelados”, lamentou.

Veja o depoimento: 

Enquanto esperava para embarcar, a brasiliense mostrou a grande movimentação de pessoas no aeroporto. Muitas delas aguardavam informações a respeito dos voos.

“Os aviões foram retirados da pista. Tem muito carro de polícia lá. Daqui do aeroporto, a gente consegue ouvir alguns barulhos e, eventualmente, algum alerta. As situações são complicadas, o aeroporto está assim, ó, cheio de pessoas. Estamos aguardando e tentando manter a calma”, disse ela no vídeo.

A jornalista conseguiu embarcar de Israel ainda no sábado. Por meio de publicação no Instagram, ela confirmou a chegada no Brasil na noite desse domingo (8/10).

“Estamos muito felizes pelo livramento que Deus nos deu. A gente conseguiu sair antes de piorar a situação. Muita gente não conseguiu embarcar. Mas o coração fica apertado pelos que ficam.”

9 imagens
Cidade de Gaza
Uma vista dos destroços da Mesquita Ahmad Yasin após ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza, em 9 de outubro de 2023
Os palestinos evacuaram suas casas após os ataques israelenses na Cidade de Gaza, em 9 de outubro de 2023
Ataques aéreos israelenses no Banco Nacional Islâmico de Gaza destroem edifícios e bairros no distrito de Rimal, na Cidade de Gaza
As forças israelenses aumentam as medidas de segurança na fronteira de Gaza em Sderot, Israel
1 de 9

Soldados israelenses trabalham em um tanque na fronteira Israel-Gaza

Ilia Yefimovich/picture Alliance via Getty Images
2 de 9

Cidade de Gaza

Mustafa Hassona/Agência Anadolu via Getty Images
3 de 9

Uma vista dos destroços da Mesquita Ahmad Yasin após ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza, em 9 de outubro de 2023

Ashraf Amra/Agência Anadolu via Getty Images
4 de 9

Os palestinos evacuaram suas casas após os ataques israelenses na Cidade de Gaza, em 9 de outubro de 2023

Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
5 de 9

Ataques aéreos israelenses no Banco Nacional Islâmico de Gaza destroem edifícios e bairros no distrito de Rimal, na Cidade de Gaza

Ali Jadallah/Agência Anadolu via Getty Images
6 de 9

As forças israelenses aumentam as medidas de segurança na fronteira de Gaza em Sderot, Israel

Mostafa Alkharouf/Agência Anadolu via Getty Images
7 de 9

Pessoas repatriadas

Dimitris Lampropoulos/Agência Anadolu via Getty Images
8 de 9

Conib vai levar delegação para ver de perto resultados dos ataques do Hamas

Abed Rahim Khatib/Agência Anadolu via Getty Images
9 de 9

Uma visão dos destroços após ataques aéreos israelenses atingirem o campo de Jabalia, na Faixa de Gaza, em 9 de outubro de 2023

Mohammed Majed/Agência Anadolu via Getty Images

Brasileiros em Israel

Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou, no sábado (7/10), que havia identificado um brasileiro ferido e três desaparecidos após ataque do Hamas a Israel. Não há registros de brasileiros mortos até o momento. O governo prepara uma missão para retirar brasileiros que estejam no país do Oriente Médio.

De acordo com o Itamaraty, cerca de mil brasileiros e seus dependentes já preencheram o formulário on-line, disponibilizado pela Embaixada brasileira em Tel Aviv, para solicitar a repatriação. Em sua maioria, os requisitantes são turistas hospedados em Tel Aviv ou Jerusalém, como os evangélicos que visitavam o país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?