metropoles.com

Datas para volta ao ensino presencial mudam novamente no DF. Veja calendário

As aulas na rede pública de ensino estavam previstas para começar em 2 de agosto. O retorno, porém, será de acordo com a etapa do ensino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Higienização das escolas do DF para a retomada de aulas
1 de 1 Higienização das escolas do DF para a retomada de aulas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Educação alterou as datas de retorno às aulas presenciais na rede pública do DF. Antes com início previsto para 2 de agosto, a volta dos 452 mil estudantes das escolas públicas agora ocorrerá a partir de 5 de agosto e de forma escalonada por nível de ensino.

Para a educação infantil, a volta será em 5 de agosto. Os alunos do ensino fundamental — anos iniciais, além da educação de Jovens e Adultos, só recomeçam em 9 de agosto. O ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, tem retorno previsto para 16 de agosto. Já os alunos do ensino nédio e educação profissional retomam as aulas presenciais em 23 de agosto.

Além disso, após longo período com as instituições fechadas devido à Covid-19 e somente com o ensino remoto, a pasta decidiu destinar os dias 2, 3 e 4 de agosto para encontro pedagógico dos docentes, com programação e preparação para as aulas. Veja calendário de programação:

Calendário de Volta às aulas no DF

 

Os estudantes terão aulas híbridas, alternando entre períodos presenciais e remotos. Em 7 de julho, o Governo do Distrito Federal (GDF) finalizou a redação de um documento com orientações para a retomada das atividades presenciais híbridas na rede pública de educação.

Os detalhes da mudança também foram apresentados pela secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, na manhã desta terça-feira (27/7).

Os professores regerão aulas por um período de quatro horas presenciais na escola. E deverão dedicar uma hora diária ao atendimento remoto do estudante que ficou em casa. As escolas deverão usar essa hora do atendimento remoto para a higienização, preparando-se para receber as turmas do turno seguinte.

“A escola é um ambiente de socialização. Os nossos estudantes precisam estar nesse ambiente. O calendário do segundo semestre se inicia no dia 2 de agosto e, após o retorno dos professores, os alunos começam a voltar”, disse Hélvia.

Sobre dividir as turmas em duas metades, a secretária afirmou que haverá excepcionalidades para alunos que ficarão em casa. “Crianças em situação de comorbidade, adoecidas e especial. Cada escola vai poder adequar a situação. O que não pode é nenhum estudante ficar sem o atendimento da escola. Se presencial ou remota, futuramente, vamos saber o quantitativo das excepcionalidades. A escola vai encontrar a forma de manter a criança em casa e oferecer o estudo”, destacou.

Sobre a antecipação da segunda dose da vacina contra Covid-19 para profissionais da educação que receberam a primeira aplicação de AstraZeneca, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valério, ressaltou que a Secretaria de Saúde pede para que os profissionais observem o prazo de 60 dias da imunização com a primeira dose. “Além disso, recebemos a liberação de 2,1 mil vacinas Janssen para professores que não puderam tomar a vacina por alguma razão, para que possam ter prioridade. É uma repensarem. Vamos fazer um chamamento nominal. Vamos definir as datas. A princípio, será na sexta e no sábado. Além dos professores, vacinaremos algumas merendeiras, profissionais também do IFB. Queremos que todos estejam vacinados”, reforçou.

Veja imagens da coletiva:

4 imagens
"A escola é um ambiente de socialização. Os nossos estudantes precisam estar nesse ambiente"
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, anuncia os detalhes do plano de volta às aulas presenciais da rede pública de ensino
Welington Moraes, secretário de comunicação
1 de 4

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, anuncia os detalhes do plano de volta às aulas presenciais da rede pública de ensino

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

"A escola é um ambiente de socialização. Os nossos estudantes precisam estar nesse ambiente"

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 4

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, anuncia os detalhes do plano de volta às aulas presenciais da rede pública de ensino

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 4

Welington Moraes, secretário de comunicação

Hugo Barreto/Metrópoles

Em 66 páginas, integrantes da Secretaria de Educação apresentam protocolos e medidas de biossegurança contra a Covid-19 para a retomada. Ao todo, a capital do país tem 686 instituições públicas, 452 mil alunos e cerca de 40 mil professores. No documento, no entanto, não havia previsão de encontro pedagógico. Agora, a mudança atenderá a uma reivindicação do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF).

O trabalho presencial será, a princípio, organizado em formato mesclado entre presencial e on-line, o chamado híbrido. A intenção é evitar aglomerações nas unidades escolares e garantir o distanciamento físico necessário dentro das salas de aula.

“Esta proposta de formato híbrido organiza-se, portanto, por meio da alternância de grupos de estudantes: em uma semana, metade dos estudantes de cada turma irá à escola presencialmente, enquanto os demais farão atividades remotas – por meio do uso de tecnologia ou material impresso e/ou concreto; e, na semana seguinte, o mesmo processo ocorrerá invertendo-se os grupos”, diz o texto apresentado.

A qualquer sintoma de gripe, mal-estar, febre e dor de cabeça, alunos e professores não devem comparecer às salas de aula. Esses podem ser indícios de Covid-19 e, por isso, o contato deve ser evitado. O uso de máscara será obrigatório.

Governador

O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou o retorno às atividades presenciais em suas redes sociais. Segundo o chefe do Executivo local, o retorno às aulas é uma construção coletiva que leva em consideração todas essas demandas. “Retornaremos as aulas presenciais porque dialogamos e ouvimos tanto técnicos da saúde, como da educação e pais e mães”, publicou em sua conta no Twitter.

“Vamos trabalhar para que o retorno seja não apenas seguro no que diz respeito à prevenção da pandemia como também recheado de acolhimento e afeto”, completou o governador.

Veja a publicação do governador:

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?