metropoles.com

Curso no DF oferece 1,2 mil vagas para empoderamento feminino

Com dois meses de duração, o curso da Secretaria da Mulher se divide em turmas que terão 160 horas/aula. Inscrições vão até 6 de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Preparar 1,2 mil mulheres para atuar como a voz de suas comunidades é um dos objetivos do curso Empodera – Formação de Mulheres Líderes, iniciativa da Secretaria da Mulher do Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas até 6 de abril.

As atividades serão conduzidas por representantes do Instituto Axiomas Brasil em seis regiões administrativas do DF. Para este primeiro semestre, as vagas serão distribuídas entre Ceilândia (250), Planaltina (250) e Estrutural (100). No segundo, as regiões de Itapoã, Samambaia e Sobradinho 2 terão disponíveis, cada uma, 200 vagas.

“A gente fala muito sobre o empoderamento e sobre mulheres exercerem posições de liderança, mas precisamos disponibilizar os caminhos necessários. É isso que o Empodera vai oferecer. Vamos apresentar os instrumentos, as estratégias e a capacitação necessários para que elas possam ser articuladoras, mobilizadoras e atuar nas suas comunidades”, explica a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

As inscritas serão estimuladas a exercer a força da liderança e a garantir seus direitos, visando à formação de uma rede de promoção e de proteção de outras mulheres em suas comunidades. Capacitadas, essas mulheres serão multiplicadoras de conhecimento.

Fazem parte do curso ensinamentos sobre estrutura e organização do Governo do Distrito Federal (GDF) com base na lei orgânica, feminismo e identidade de gênero, Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres, organização social e combate à violência, Rede Sistema Único de Assistência Social (Suas) e estrutura de documentações oficiais.

Participação

Com dois meses de duração, o curso se divide em turmas que terão 160 horas/aula, sendo 120h de aulas teóricas e 40h de atividades práticas. A qualificação será 70% presencial e 30% remota, com acompanhamento de equipe psicossocial.

As alunas receberão uma bolsa-auxílio de R$ 165, além de material didático, crachá de identificação e uniforme. Ao fim do curso, haverá formatura e entrega dos certificados de participação.

Para participar, as interessadas devem ter a partir de 18 anos, ser responsáveis pelo sustento familiar, declarar renda familiar de até dois salários mínimos e ter disponibilidade de tempo para a formação.

A inscrição deve ser feita pelo formulário disponível no site do Instituto Axiomas. O resultado da seleção será divulgado em 8 de abril. Todas as contempladas receberão contato telefônico via SMS ou WhatsApp com a convocação para efetivar a matrícula.

Com informações da Secretaria da Mulher

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?