metropoles.com

Varejo: curso grátis de atendimento e vendas capacita migrantes do DF

Sindivarejista fechou parceria com a OIM Brasil para oferecer aulas a 55 migrantes da capital federal. Curso começa na próxima 2ª feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Imagem colorida de um homem negro, vestindo camiseta branca e bermuda jeans, segurando um cartaz escrito: "Ajuda, sou venezuelano, tô na rua. Pode me dar qualquer valor. Obrigado."
1 de 1 Imagem colorida de um homem negro, vestindo camiseta branca e bermuda jeans, segurando um cartaz escrito: "Ajuda, sou venezuelano, tô na rua. Pode me dar qualquer valor. Obrigado." - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) abriu, pela primeira vez, um curso voltado exclusivamente a migrantes moradores da capital do país. Por meio de aulas gratuitas, os participantes aprenderão técnicas de atendimento e vendas.

A iniciativa ocorre em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) no Brasil. A instituição, que atua como uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), ficou responsável pela captação dos alunos. Até o momento, há 55 migrantes de distintas nacionalidades matriculados no curso.

As atividades terão carga total de 20 horas e vão ocorrer da próxima segunda (9/9) até sexta-feira (13/9), sempre no período da tarde.

O Sindivarejista informou que, após a capacitação, os alunos serão encaminhados para vagas em estabelecimentos do Distrito Federal. “Dentro do sindicato, há uma bolsa de empregos com cerca de 200 vagas para o comércio. A expectativa é de que esses 55 migrantes consigam ocupar parte delas”, destacou a entidade, por meio de nota.

“Uma das grandes dificuldades dos migrantes é encontrar empregabilidade. Esse curso é um projeto-piloto, e temos intenção de fazer novas edições”, completou o Sindivarejista.

Dados do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) mostram que a capital federal recebeu 17.260 migrantes, entre 2015 e 2020. Em julho último, foi sancionada a Lei Distrital nº 7.540/2024, voltada a esse público.

O texto da legislação, de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSol), estabelece diretrizes para instituição da Política Distrital para a População Imigrante no Distrito Federal e envolve diversos setores do poder público, como saúde, educação, habitação, entre outros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?