Curada após 8 dias intubada, mulher agradece médico em carta no DF
Após ter Covid, Zenilda Santos retornou ao Hospital Santa Lúcia Sul para entregar em mãos a carta de agradecimento ao médico Vinícius Lelis
atualizado
Compartilhar notícia
A dedicação de profissionais de saúde de uma rede de hospitais do Distrito Federal possibilitou o atendimento necessário a uma paciente que teve Covid-19 e precisou ser intubada por oito dias. Recuperada, ela fez questão de retornar ao centro médico para agradecer pelo tratamento, entregando em mãos uma carta ao médico que prestou a assistência adequada.
Em meio ao colapso que o sistema de saúde enfrenta ao longo dos últimos meses, os familiares de Zenilda Santos, 51 anos, viveram momentos críticos ao presenciarem a mãe ser internada em decorrência do novo coronavírus.
A paciente sentiu os primeiros sintomas da Covid-19 no dia 25 de fevereiro. Após piora, ela deu entrada no Hospital Santa Lúcia Sul em 1º de março para a realização de exames, mas retornou para casa na mesma data. No dia 7 de março, porém, ela teve nova piora, apresentou 87% de saturação e 50% do pulmão estava comprometido, o que a obrigou a ser internada imediatamente.
Como não havia leitos disponíveis no momento no Distrito Federal, a paciente precisou ser transferida para outra unidade do Grupo Santa, o Hospital Santa Lúcia Norte, na Asa Norte.
“A madrugada já havia começado e conseguimos uma UTI no Lúcia Norte. A equipe foi maravilhosa e muito atenciosa por fazer o transporte da minha mãe”, conta a filha Denise Soares, que acompanhava Zenilda.
A paciente ficou internada por oito dias na UTI e chegou a ser intubada. “Não me esqueço no dia 17 de março, a equipe do hospital me ligou para falar que minha mãe foi desintubada. Foi uma emoção indescritível, choramos muito de alegria diante de tanta coisa que estava acontecendo, e agora podemos passar o Dia das Mães juntas novamente”, relata.
Depois de recuperada, Zenilda fez questão de retornar ao Hospital Santa Lúcia Sul, onde ocorreu o primeiro atendimento, para agradecer ao médico Vinícius Lelis, a quem entregou uma carta. O profissional foi o responsável por conseguir o leito de UTI para a paciente e a auxiliou no tratamento.
Leia a carta de Zenilda na íntegra:
“Agradecer é a palavra de ordem neste momento difícil que atravessamos. Os nossos médicos, médicas, enfermeiras, enfermeiros, técnicos e todos os outros profissionais de saúde estão se esforçando como nunca e merecem nosso agradecimento.
Vocês são incríveis, autênticos lutadores, as pessoas que nos salvam e nos ajudam a viver melhor. É maravilhoso compartilhar este mundo com vocês, aliás, a vida só vale a pena assim.
Um agradecimento sincero e votos de sucesso nesta batalha que enfrentamos, nesta luta que só terá fim porque vocês são os melhores profissionais deste mundo.
Muito obrigada, Dr Vinícius Lelis!”