Secretaria de Cultura do DF reassumirá o Complexo Cultural Funarte
O local, considerado um dos espaços culturais mais simbólicos do Distrito Federal, estava cedido até 2024 ao governo federal
atualizado
Compartilhar notícia
O Complexo Cultural Funarte Brasília voltará a ser administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). O local, considerado um dos espaços culturais mais simbólicos do Distrito Federal, estava cedido até 2024 ao governo federal, contudo, apenas um Termo de Rescisão separa a transferência de responsabilidade à Secec.
Basta a assinatura do presidente da Fundação Nacional das Artes para o Complexo ser incorporado ao circuito de teatros e galerias gestados pela Secretaria de Cultura do DF. O objetivo da Secec é tornar o espaço cultural apto a receber espetáculos de médio e grande porte.
“Resgatar esse Complexo Cultural para o GDF é como recuperar uma página importante da cultura de Brasília, que precisar ser continuamente escrita pela arte. Em breve, as salas Plínio Marcos e Cássia Eller voltarão a ser palco para os artistas que estão com seu grito contido na garganta para fazer arte”, destaca Bartolomeu Rodrigues, o secretário de Cultura e Economia Criativa.
Reforma para a reabertura
Uma vistoria foi realizada no complexo nesta quarta-feira (9/6) com intuito de dimensionar a necessidade de mão de obra (limpeza, segurança, brigada). A pretensão é aproveitar os funcionários terceirizados que trabalham no local.
O Complexo Cultural Funarte de Brasília está situado no Setor de Divulgação Cultural (Eixo Monumental) e é formado pela Sala Plínio Marcos, com área construída de 1.425 m², Sala Cássia Eller com área construída de 426,3m², Galeria Fayga Ostrower, Espaço Marquise/Entorno, além de galpões e salas de ensaios para dança.
Efetuada a devolução da carga, a Secec pretende iniciar os tramites para reformar o ambiente.
“Após a assinatura do Termo de Rescisão, o Governo Federal tem o prazo de 30 dias para a devolução. A Secec e a Funarte discutem ainda um acordo de cooperação para que os funcionários do órgão federal possam continuar trabalhando no equipamento. Um Plano de Trabalho deve ser encaminhado para análise de viabilidade”, conta o subsecretário de Administração Geral, Tiago Gonçalves.
“A intenção é de que até o fim do ano possamos estar com o Complexo pronto a servir de palco para belos espetáculos”, revela o secretário-executivo, Carlos Alberto Jr., Interlocutor da Secec com a Secretaria Especial de Cultura para o processo de retorno do Complexo Cultural Funarte Brasília ao GDF.
“Enquanto o Teatro Nacional segue para a reforma, precisamos ter um palco potente no coração da cidade. Assim, buscamos a Secretaria Especial de Cultura para mostrarmos nosso interesse em reaver o bem, fazer as melhorias necessárias e, num breve espaço de tempo, ter todo o complexo em pleno funcionamento”, completa Carlos Alberto Jr.
De acordo com a pasta, um nome representativo da cultura brasiliense será escolhido para batizar o Complexo Cultural.