Personalidades lamentam morte de João Gilberto nas redes sociais
O cantor deixa três filhos, João Marcelo, Bebel Gilberto e Luisa
atualizado
Compartilhar notícia
Artistas e personalidades de todas as áreas e gerações prestaram homenagem a João Gilberto, um dos criadores da Bossa Nova, que morreu aos 88 anos, neste sábado (06/07/2019), no Rio de Janeiro. O cantor, que se manteve isolado nos últimos anos, apresentava um delicado estado de saúde. A causa do óbito ainda é desconhecida.
“Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda da independência. Agradeço minha família por estar aqui por ele”, escreveu o filho do cantor em post nas redes sociais. O artista deixa três filhos, João Marcelo, Bebel Gilberto e Luisa.
Veja a repercussão:
Com profunda tristeza recebemos a notícia da morte de João Gilberto, um dos maiores ícones da cultura nacional. Fica o agradecimento pela inestimável contribuição que sua genialidade deu à nossa identidade e à afirmação do Brasil no mundo. https://t.co/EJSaa82HYL
— Marcelo Calero (@caleromarcelo) 6 de julho de 2019
Apesar de não ter contato pessoal, minha admiração, respeito e carinho por joão gilberto são inabaláveis a partir do momento em que entendo a grandeza e a importância dele pra música nacional e mundial. não tem como não me sentir entristecida com a notícia. descanse em luz
— Maria Rita (@MROFICIAL) 6 de julho de 2019
João Gilberto. Descanse em paz gênio.
##Ripjoaogilberto— Marina Lima (@marinalimax) 6 de julho de 2019
… Ao mestre, com carinho!! Para Sempre, João Gilberto!! ?❤️ #daquisoselevaoamor #chegadesaudade #ripjoãogilberto em Curitiba, Brazil https://t.co/elkzA1Hvdl
— rogério flausino (@flausinoJQ) 6 de julho de 2019
O jovem cantor Hélio Flanders, da banda Vanguart, também se manifestou: “Obrigado por ter me ensinado que tudo que a gente toca pode ser nosso. #amoroso #joaogilberto #rip”.
Ver essa foto no Instagram
Obrigado por ter me ensinado que tudo que a gente toca pode ser nosso. #amoroso #joaogilberto #rip
O dramaturgo Walcyr Carrasco também lamentou a perda em seu perfil no Instagram. “Quem nos deixou hoje foi João Gilberto, aos 88 anos. Um dos pais da Bossa Nova e um dos músicos mais importantes e influentes do Brasil. Descanse em paz! Meus sentimentos aos familiares e amigos. #ripjoaogilberto #bossanova #joaogilberto”
O cantor, pesquisador e compositor Rodrigo Lampreia, usou sua conta pessoal no Insta para lembrar a importância da obra do artista. “O maior de todos. A história da música Brasileira. Influência pra tantos músicos e artistas. A voz e o violão melhor do que o silêncio. Um gênio absoluto! Descanse em paz, mestre!”
A atriz Silvia Pfeifer comentou: “Obrigada por tanta beleza. Descanse em paz”.
Gal Costa manisfestou sua tristeza através de seu perfil no Instagram: “Se foi João Gilberto o maior gênio da música brasileira. Influência definitiva no meu canto. Fará muita falta mas seu legado é importantíssimo para o Brasil e para o mundo”.
Outra grande cantora que homenageou o gênio musical foi Daniela Mercury. “Vai minha Tristeza e diz a ele que sem ele não pode ser?Um gênio que revolucionou para sempre a música popular brasileira. João criou a Bossa Nova e me influenciou imensamente. Um dia ele me disse que eu era de sua família. E sou mesmo. Ele ensinou todos nós a cantar da forma mais bela do mundo. Vá em paz, mestre! #joãogilberto #rip”
A atriz Bruna Lombardi compartilhou um carinhoso texto nas redes sociais: “O maior mestre de todos. O mestre dos mestres. João Gilberto mudou a música e trouxe uma nova identidade para o nosso país. Ele foi a grande fonte, grande inspiração e transformação do nosso ritmo e da maneira como o Brasil passou a ser visto pelo mundo. Com ele uma nova delicadeza e elegância fez da bossa nova o ritmo mais imitado no mundo. Um gênio que todos admiravam e adoravam. João Gilberto deixa sua marca registrada em sua passagem por esse planeta e a saudade, o som, a voz única e suas músicas são pra sempre. Cante pros anjos, João. #joaogilberto #joãogilberto”
A cantora Roberta Sá homenageou o artista com uma mensagem cheia de simbolismo. “João não sabia, mas dormia comigo todas as noites. Me ensinou a gostar de samba, de jazz, de bossa, da Bahia e de Copacabana. João me mostrou o Brasil amoroso. É o melhor dos melhores e assim será, pra sempre. #joaogilberto . @bebelgilberto meu coração inteiro abraça o seu.”