O samba permanece! Secretaria de Esporte recua em notificação enviada à Aruc
A agremiação recebeu um ofício na quarta-feira (7/10) para desocupar o imóvel utilizado pela associação
atualizado
Compartilhar notícia
Quando se pensa em samba no Distrito Federal, é inevitável não lembrar da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc). O pedacinho do Rio de Janeiro aqui na capital, no entanto, foi alvo de uma grande confusão. Na última quarta-feira (7/10), a Secretaria de Esporte e Lazer notificou a entidade para que fosse desocupada a área em que a agremiação está instalada. No entanto, na tarde desta quinta-feira (8/10), a pasta voltou atrás na determinação.
Em um novo ofício enviado à escola, a secretária de Esporte e Lazer, Leila Barros, admitiu ter cometido um erro na interpretação dos pareceres da Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF). “Retificamos e tornamos sem efeito a notificação de a Aruc promover a desocupação do imóvel”, informou Leila.
O terreno em questão pertence à Secretaria de Esporte e Lazer. Ele foi cedido à associação em 1983, por meio de um acordo, chamado Termo de Uso. O termo, entretanto, venceu em 1990. “Desde então estamos batalhando pela renovação dos documentos”, esclareceu o presidente da Aruc, Márcio Coutinho.
Em uma reunião entre a diretoria do grupo e o Governo, a secretária afirmou o compromisso de buscar, em conjunto com outros órgãos do DF, uma solução, com amparo legal, para regularizar a ocupação da área. No próximo dia 15 será feito um novo encontro entre a diretoria da Aruc, a Secretaria de Esporte e Lazer e o Ministério Público. Em nota publicada no blog da agremiação, a diretoria informou que todos os eventos já agendados serão mantidos.
Com 53 anos, a Aruc já desfilou 49 vezes no Carnaval de Brasília e coleciona 31 títulos. O último deles foi conquistado em 2011. Além da programação cultural, a escola também investe em esporte e em atividades para a comunidade.