O Dia Internacional dos Arquivos celebra quem preserva conhecimento
A data foi instituída em homenagem à criação do Conselho Internacional dos Arquivos (CIA) pela Unesco e é comemorada desde 2007
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quinta (9/6) é comemorado o Dia Internacional dos Arquivos. A escolha do dia é uma homenagem à criação do Conselho Internacional dos Arquivos (CIA) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em junho de 1948. A data foi instituída durante a Assembleia Geral, em novembro de 2007.
O Dia Internacional dos Arquivos tem sido usada para conscientizar o público sobre a importância dos arquivos públicos e privados. Os arquivos e arquivistas são os responsáveis por promover e difundir documentos únicos e raros preservados por profissionais da área.
O Distrito Federal com o seu Arquivo Público (ArPDF– foto no alto) desde março de 1985. A instiituição, vinculada à Casa Civil do DF, tem a função de planejar e coordenar o recolhimento de documentos produzidos e acumulados pelo Poder Executivo de Brasília.
Encontra-se lá, por exemplo, a documentação que retrata a história do DF, em formatos textuais, audiovisuais, cartográficos, entre outros. Além disso, guarda documentos privados de interesse público e preserva esse material para que possa ser consultado pela sociedade.