Casa do Cantador comemora 29 anos
O espaço em Ceilândia é o ponto de encontro de músicos regionais em Brasília desde a abertura das portas, em 1986
atualizado
Compartilhar notícia
Neste fim de semana, Ceilândia comemora os 29 anos da Casa do Cantador (QNN 32, Ceilândia) com música, folclore, teatro mamulengo, literatura de cordel e outras expressões artísticas do Nordeste.
O evento é gratuito e vai até a meia-noite deste domingo (22/11). “Para o ano que vem, esperamos uma grande festa de 30 anos. Além disso, pretendemos trazer de volta projetos como a Sexta do Repente e o Sabadão do Forró”, adianta o diretor.
A iniciativa é da Administração de Ceilândia, da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno e da Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal, com o apoio da Quadrilha Sanfona Lascada.
História
A Casa do Cantador é considerada o “palácio da poesia e da literatura de cordel” no Distrito Federal. Foi inaugurada em 9 de novembro de 1986 e está localizada em Ceilândia, Região Administrativa que concentra a maioria dos imigrantes do Nordeste em Brasília.
O local é palco de apresentações de cantores de repente e embolada, exposições de culinária e cultura nordestina, oficinas de música e trabalhos de inclusão digital. Nas décadas de 1980 e 1990 recebeu nomes como Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
O espaço conta também com uma biblioteca batizada em homenagem ao poeta popular cearense Patativa do Assaré, na qual é possível encontrar um grande acervo de cordéis e exemplares de expoentes da literatura nordestina, como Jorge Amado e Ariano Suassuna.
Casa do Cantador
QNN 32, Área Especial, Ceilândia Sul
Visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
(61) 3378-5067