metropoles.com

Brasília já está em clima de Carnaval. Programe-se para a folia com o guia feito pelo Metrópoles

Na tarde do sábado (16/1), a cidade ouviu os primeiros acordes do Carnaval com o Samba de Buteco, na 405 Norte. No domingo (17/1), as pedidas foram os blocos Abrindo a Roda e Virgens da Asa Norte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luana Reis
1 de 1 Luana Reis - Foto: null

Quem passou pela 405 Norte na tarde deste sábado (16/1) notou que já é oficial: o Carnaval chegou e veio quente para Brasília em 2016. A prévia da folia encheu a quadra durante o Samba de Buteco, no bar Pardim. Além de uma seleção de sambas clássicos entoados pelos músicos sentados em uma animada roda, o evento contou ainda com a participação do Bloco do Calango Careta.

Não deu para quem quis. Após encerrar o som por volta de 20h30, a organização se despediu, mas os foliões permaneceram nos arredores em busca da próxima farra. Mais cedo, a 302 Norte recebeu o esquenta da Liga dos Blocos Tradicionais, formada pelos blocos Raparigueiros, Baratona, Asé Dudu, Mamãe Taguá, Menino de Ceilândia, Galinho de Brasilia, Pacotão e Baratinha.

A pedida para este domingo (17/1) é curtir o bloco Virgens da Asa Norte, que deve ocupar as ruas do Setor Bancário Norte a partir das 16h. A concentração está marcada para às 14h, no bar e restaurante La Ursa. Hoje pela manhã o bloco Abrindo a Roda (foto no alto) deu início ao domingo festivo com uma folia embalada por chorinho no Parque Urbano do Sudoeste.

Para o folião que não quer perder um minuto sequer do carnaval brasiliense, o Metrópoles preparou um guia com os blocos que vão animar a capital. Consulte o link durante toda a temporada de festas e divirta-se:


E, afinal, tem hora para acabar?
Na manhã da última quinta-feira (14/1), o secretário de cultura, Guilherme Reis, recebeu a imprensa durante uma coletiva da Ambev, marca de bebidas responsável pelo patrocínio de 47 blocos. Questionado sobre a possibilidade de a cidade ter uma folia com hora marcada para terminar, mais precisamente às 22h, como fora divulgado, o secretário afirmou que este horário só foi determinado para os blocos que vão sair em quadras residenciais e que fizeram esse tipo de solicitação no alvará entregue aos órgãos competentes.

Queremos um carnaval bonito, pacífico, rico e sem confusões. Estamos sim fazendo um alinhamento com todos os órgãos do governo, incluindo a Polícia Militar e os responsáveis pelos blocos, para garantir que teremos esse cenário

Guilherme Reis, secretário de cultura

Nos últimos anos, o Carnaval no DF registrou uma série de confusões envolvendo o público e a Polícia Militar. Em 2015, spray de pimenta foi arremessado em foliões para dispersar a turma que ainda ocupava as ruas da 201 Norte. O mesmo episódio já tinha aborrecido adultos e crianças que curtiam o Galinho de Brasília, em 2008, na 204 Sul.

O assunto tem rendido muita polêmica nas redes sociais. Após alguns moradores do Plano Piloto se mostrarem contra a folia nas quadras residenciais, os grupos em defesa da cultura e do Carnaval em Brasília se manifestaram no Facebook. Uma das artistas mais envolvidas com o tema, Gabriela Tunes fez uma nota contra a ideia de que a cidade tem um conselho comunitário que fale por todos os moradores do Plano Piloto.

“Os foliões não vieram de Marte vandalizar a superquadra. São moradores do DF e têm, sobre as áreas comuns, os mesmos direitos que qualquer outra pessoa. Acredito que, quando um conselho comunitário entra em um assunto polêmico (como a Lei do Silêncio ou o carnaval) e se coloca como “porta-voz” da comunidade, está cometendo uma falsidade ideológica, porque dizem ser o que não são, representantes de quem quer que seja”, escreveu Gabriela.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?