metropoles.com

Artistas do DF fazem manifestação contra suspensão de edital do FAC

Eles pedem a liberação dos R$ 25 milhões de investimento para a promoção das atividades culturais na capital da República

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
artistas (10)
1 de 1 artistas (10) - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Cerca de 300 artistas e produtores culturais do Distrito Federal se reuniram em frente à Biblioteca Nacional de Brasília, na tarde desta quinta-feira (09/05/2019), em manifestação contra a suspensão do edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Eles pedem a liberação dos recursos para a promoção das atividades na capital da República.

A Secretaria de Cultura (Secult) suspendeu nesta semana o edital lançado em outubro de 2018, no valor de R$ 25 milhões. Na justificativa divulgada pelo órgão, foi informado que a ordem do secretário da pasta, Adão Cândido, “é temporária, uma vez que aguarda posicionamento da Assessoria Jurídico-Legislativa quanto à legalidade dos processos, à luz da Lei Complementar nº 934/2017, da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Orgânica do Distrito Federal”.

A ação gerou reação da comunidade artística, que contava com os recursos para tocar cerca de 300 projetos, conforme revelado pelo Metrópoles. Rita Andrade, da Frente Unificada do DF, classificou a suspensão como “falta de respeito com o setor cultural”. “Estamos falando de uma área que movimenta rendas, desenvolve lucro e promove inclusão social. Neste momento, o governo está cometendo um erro. O secretário de Cultura está dando um tiro no próprio pé.”

“Estamos sendo violentamente atacados pelo GDF [Governo do Distrito Federal]. Estão nos tirando o direito de trabalhar”, disparou a partir de um megafone o maestro Rênio Quintas. Por sua vez, o ator e diretor Alaor Rosa disse que o ato teve por objetivo “fazer cumprir a lei”. “Não só os artistas irão sofrer. Porteiros, costureiras, seguranças também ficarão desempregados”, destaca o curador do Cena Contemporânea.

9 imagens
1 de 9

A Lei Aldir Blanc foi sancionada em 30 de junho de 2020

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
9 de 9

Igo Estrela/Metrópoles

“O que as pessoas fariam sem cultura? É parte fundamental da comunidade”, destacou Alaor Rosa. Ele ainda ressaltou a importância do Teatro Nacional para a sociedade. “É uma vergonha [o atual estado do local], mas não queremos abrir o espaço às custas do sangue dos artistas”, completou. Isso porque a ideia do GDF seria usar os recursos previstos no FAC para bancar a reforma do local, fechado há cinco anos.

“O que está em jogo não é só o edital de 2018, mas toda cadeia produtiva cultural. Representa um retrocesso ao desenvolvimento do cenário cultural do DF. Vamos voltar aos anos 1980”, disse a produtora cultural e atriz Clarice Cardell. Durante o encontro, os manifestantes reclamaram da ausência do secretário de Cultura para a realização do diálogo com a classe. “Cadê o Adão?”, cantaram os artistas (veja vídeo abaixo).

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) acompanhou o movimento, que teve momentos de tensão quando os manifestantes ocuparam as faixas do Eixo Monumental. No entanto, eles foram convencidos pela corporação e recuaram na interdição.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?