metropoles.com

CRM enviará equipe ao HBDF para verificar problema em cirurgias

O conselho profissional manifestou preocupação com a suspensão dos procedimentos eletivos e disse não ter sido comunicado formalmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mike Sena/Especial para o Metrópoles
Fachada hospital de Base
1 de 1 Fachada hospital de Base - Foto: Mike Sena/Especial para o Metrópoles

O Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF) vai enviar uma equipe ao Hospital de Base para verificar o andamento das cirurgias eletivas na unidade de saúde. Desde 1º de novembro, esses procedimentos têm sido suspensos no hospital por falta de insumos.

Segundo funcionários do local ouvidos pelo Metrópoles, a unidade hospitalar não consegue esterilizar os equipamentos e faltam medicamentos, como relaxante muscular, utilizados em pacientes que passarão por cirurgias. Oficialmente, pelo menos 23 procedimentos foram suspensos.

O CRM-DF ainda não foi notificado formalmente sobre a suspensão das cirurgias eletivas (Leia a nota completa no fim da reportagem).

“O Conselho ressalta preocupação com a suspensão de cirurgias eletivas, principalmente em pacientes que estão aguardando, há muito tempo, esse tipo de procedimento, podendo assim, ter complicações na saúde dos pacientes e atrasando tratamentos que melhorariam a qualidade de vida e os curariam, inclusive aqueles com risco de vida, como os com problemas cardiovasculares e câncer, por exemplo”, afirmou a nota.

 

5 imagens
Hospital também sofre com falta de medicamentos para a preparação de pacientes
Com a falta de insumos, Base prioriza as cirurgias de emergência
Profissionais de saúde estão apreensivos, sem saber qual é a real situação do hospital
Segundo o Iges-DF, a crise será sanada e as cirurgias serão retomadas
1 de 5

Base enfrenta crise de abastecimento de insumos para cirurgias

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Hospital também sofre com falta de medicamentos para a preparação de pacientes

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
3 de 5

Com a falta de insumos, Base prioriza as cirurgias de emergência

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
4 de 5

Profissionais de saúde estão apreensivos, sem saber qual é a real situação do hospital

Julia Bandeira /Metrópoles
5 de 5

Segundo o Iges-DF, a crise será sanada e as cirurgias serão retomadas

Igo Estrela/Metrópoles
Denúncia

De acordo com funcionários da unidade, o HBDF enfrenta, por exemplo, falta de manta para esterilizar equipamentos e de escovas para higienização das mãos dos cirurgiões, além de outros itens. “Desde segunda-feira (1º/11), foram suspensas todas as eletivas. Só estão entrando as de emergência, em que o paciente corre risco de morte”, contou uma profissional de saúde.

“A gente fica com dó dos pacientes. Vemos o sofrimento deles. Muitos correm o risco de morrer. E ficamos com medo de perder os nossos empregos. O Base não está conseguindo comprar insumos básicos. Será que vai ter dinheiro para manter as equipes?”, questionou a profissional, que pediu para ter o nome preservado.

Outro lado

Segundo o Iges-DF, a redução do estoques de alguns insumos prejudicou a realização de determinadas cirurgias eletivas no Hospital de Base. “Assim, entre os dias 1º e 5 de novembro de 2021, foram suspensas apenas 23 cirurgias”, destacou a instituição em nota enviada ao Metrópoles.

“Tão logo sejam normalizados os estoques dos insumos que estão temporariamente em falta, as cirurgias eletivas suspensas serão priorizadas e realizadas”, destacou o instituto.

O Iges-DF ressaltou ter montado uma força-tarefa para examinar todos os contratos em vigor com os fornecedores. O objetivo é identificar e corrigir eventuais irregularidades para que, “num futuro muito próximo”, seja plenamente normalizado o abastecimento de medicamentos e outros insumos.

Por outro lado, de acordo com a nota, o Base realizou no mesmo período procedimentos cirúrgicos em 12 especialidades:

1. Cirurgia Cardíaca
2. Cirurgia Vascular
3. Cirurgia Geral
4. Cirurgia Oncológica
5. Cirurgia em regime de urgência/emergência
6. Mastologia
7. Neurocirurgia
8. Otorrinolaringologia
9. Oftalmologia
10. Ortopedia
11. Proctologia e
12. Urologia

Leia a nota completa do CRM-DF:

“O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) informa que ainda não foi comunicado formalmente sobre a suspensão das cirurgias eletivas do Hospital de Base do Distrito Federal. O Conselho ressalta preocupação com a suspensão de cirurgias eletivas, principalmente em pacientes que estão aguardando, há muito tempo, esse tipo de procedimento, podendo assim, ter complicações na saúde dos pacientes e atrasando tratamentos que melhorariam a qualidade de vida e os curariam, inclusive aqueles com risco de vida, como os com problemas cardiovasculares e câncer, por exemplo.

Uma equipe do Departamento de Fiscalização do CRM-DF será encaminhada a unidade de saúde para verificar, em loco, a atual situação do Hospital de Base e cobrará aos responsáveis a imediata regularização do fornecimento dos medicamentos necessários para a realização das cirurgias.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?