metropoles.com

CRM-DF dá ultimato para Saúde resolver problemas do Hospital do Gama

Hospital Regional do Gama sofre com falta de mão de obra, insumos e medicamentos. Conselho de Medicina instaurou indicativo de interdição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
HRG
1 de 1 HRG - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) instaurou um Indicativo de Interdição Ética da Unidade de Saúde para o Hospital Regional do Gama (HRG). A decisão visa acelerar a resolução dos problemas encontrados na unidade. Segundo a autarquia, o hospital sofre com falta de profissionais, insumos, medicamentos e equipamentos.

A Secretaria de Saúde será notificada ainda nesta semana e terá até 30 dias para sanar as irregularidades.

O Indicativo de Interdição Ética é o prazo final dado às instituições a fim de que ofereçam as condições para prestar o atendimento que delas se espera em benefício da população. O indicativo de interdição ocorrerá quando houver “prova inequívoca de que a continuidade de funcionamento da instituição, em condições precárias, traga fundado receio da iminente ocorrência de dano irreparável ou de difícil reparação aos pacientes que dela necessitem”.

Segundo o CRM-DF, a escassez de força de trabalho médica, sobretudo na Unidade da Clínica Médica, “inviabiliza uma assistência digna à população.” Além disso, as condições de trabalho seriam exaustivas e “expõem os profissionais de saúde e seus pacientes a alto risco de desassistência”. O CRM-DF averiguou que não houve a efetiva contratação de médicos em número suficiente à atual demanda durante um ano.

O Conselho vai encaminhar as informações ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Em coletiva realizada nesta quinta-feira (24/2), o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, afirmou que a pasta trabalha em melhorias na unidade.

“Temos os dados levantados pelo CRM. Podemos dizer que os postos 1, 2 e 3 do pronto-socorro foram reformados. Abrimos um posto de coleta no laboratório, que foi uma das solicitações”, disse. O gestor admitiu que há uma dificuldade em relação aos profissionais, mas destacou que a pasta está em fase de contratação de 100 médicos para a rede pública. “A partir da semana que vem, eles já começam a se apresentar”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?