metropoles.com

Crise dos combustíveis: GDF suspende consultas e cirurgias marcadas

A medida, segundo a Secretaria de Saúde, faz-se necessária para enfrentar o período de crise gerado pela greve dos caminhoneiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Brasília (DF), 12/06/2017 Hospital de BaseFoto: Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 12/06/2017 Hospital de BaseFoto: Felipe Menezes/Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A continuidade da paralisação dos caminhoneiros forçou a Secretaria de Saúde a tomar medidas drásticas para garantir o estoque de medicamentos, materiais médico-hospitalares e insumos da rede pública no próximo fim de semana.

De sábado (26/5) até segunda-feira (28), vão ter prioridade os casos de urgência e emergências nos hospitais de todo o Distrito Federal. As unidades básicas de saúde (UBS) ficarão fechadas, e as consultas ambulatoriais em hospitais e policlínicas serão suspensas.

A suspensão também vale para cirurgias e procedimentos agendados nesses dias. A remarcação será feita na primeira oportunidade. Não há prejuízo para cirurgias de urgência. A Saúde determinou também que o transporte de pacientes para exames seja feito apenas em casos de urgência. Além disso, veículos para serviços administrativos não deverão rodar até segunda-feira (28).

Os servidores das referidas áreas serão realocados para os atendimentos de urgência e emergência e demais serviços ininterruptos. Para isso, os superintendentes das Regiões de Saúde devem adaptar serviço e mão de obra, a fim de que garantir o melhor atendimento possível à população.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por sua vez, mantém a prestação do serviço nas ocorrências graves de emergência. Se encontrar dificuldade nos serviços hospitalares, deve dar início ao protocolo de crise. As ambulâncias só tem combustível para rodar até o fim de sábado (26).

Outra preocupação é em relação às caldeiras que aquecem a água nas unidades de saúde. Segundo a secretaria, o óleo usado nos equipamentos pode acabar na terça-feira (29).

A determinação foi acordada entre o secretário de Saúde, Humberto Fonseca; secretários-adjuntos de Saúde; a subsecretária de Infraestrutura, Liliane Menegotto; os superintendentes das Regiões de Saúde; o diretor-geral do Complexo Regulador, Sandro Rodrigues; e o diretor do Samu, Newton Batista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?