Criminosos fingem ser do Tribunal de Justiça do DF para aplicar golpes
Bandidos enviam e-mails citando processos falsos, com link para acompanhar o trâmite judicial. Corte pede que população fique atenta
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) alerta para e-mails falsos em nome da Corte. As mensagens dos criminosos chamam a atenção para supostas audiências e processos, tendo advogados como pretensos remetentes, mas o objetivo é roubar dinheiro de quem for enganado.
Com o e-mail, vem um link que serviria para consultar o processo. A página pede que o usuário instale um programa para consultar o trâmite judicial, mas o software custa cerca de R$ 100. Ao pagar pelo programa, a vítima cai no golpe.
“O TJDFT alerta que tais e-mails constituem tentativa de golpe, uma vez que, ao se consultar o PJe (Processo Judicial Eletrônico), não constam processos com o CPF ou o nome dos destinatários da mensagem”, assegurou a Corte em nota.
O TJ ressalta que é importante entrar em contato com o órgão, por meio dos canais oficiais de comunicação, com a Ouvidoria do órgão e com o Alô TJ, e nunca ligar em qualquer número que esteja em documentos e e-mails (veja contatos abaixo). O tribunal ainda aconselha a sempre confirmar a procedência de links.
Os sites de internet de órgãos públicos oficiais brasileiros têm endereços que terminam em .jus.br (Poder Judiciário), .gov.br (Poder Executivo) e .leg.br (Poder Legislativo).
Outra orientação importante é pesquisar na internet os números dos telefones informados em documentos ou e-mails recebidos. É comum haver registro deles em sites de reclamação, como o Reclame Aqui.
Contatos oficiais do TJDFT:
- Alô TJ: telefone 159
- Ouvidoria do TJDFT: 0800 61 46466 (das 12h às 19h, em dias úteis)
- E-mail: ouvidoria@tjdft.jus.br
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.