metropoles.com

Criminosos criam site falso do Detran e entram na mira da PCDF

O alvo dos fraudadores foi o Getran, sistema interno usado por agentes de trânsito do Detran, DER e pela própria polícia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Criminosos entraram na mira da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ao tentarem aplicar um golpe usando cópia da página do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). O alvo dos fraudadores foi o Getran, sistema interno usado por agentes de trânsito do Detran, DER e pela própria polícia para consulta de dados dos motoristas e veículos de todo o DF.

A investigação é conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Por meio da fraude, os cibercriminosos podem capturar dados dos usuários e gerar prejuízos financeiros.

O detalhe do site falso é sutil e pode passar despercebido pelos servidores. O endereço verdadeiro é getran.detran.df.gov.br. O falso endereço falso é getrandetrandf.com. Confira o vídeo:

O Detran identificou a fraude na quinta-feira (16/04) e emitiu um comunicado aos servidores. A mensagem informa que foram adotadas medidas de segurança para verificar o acesso ao sistema.

“Dessa forma, quando forem acessar, serão cobrados alguns dados aleatoriamente para confirmação do usuário”. O órgão também alertou para que os agentes verifiquem o endereço antes de colocar os dados pessoais na internet.

3 imagens
Mensagem enviada aos servidores
Página falsa
1 de 3

Alerta feiro pelo Detran

Arquivo pessoal
2 de 3

Mensagem enviada aos servidores

Arquivo pessoal
3 de 3

Página falsa

Arquivo pessoal

Ao Metrópoles, o Detran informou que a diretoria de tecnologia do departamento está criando novas interfaces de segurança para o sistema. Os especialistas também verificam se a fraude causou algum prejuízo ao Detran ou interferiu nas contas de algum servidor que utiliza o programa.

Alerta

O delegado da DRCC, Dário Taciano de Freitas Júnior, afirma que é sempre recomendada cautela ao realizar buscas por informações sobre os serviços do Detran-DF fora da página oficial.

“Páginas fraudulentas costumam utilizar endereços muito semelhantes ao oficial, com o objetivo de induzir o usuário ao erro. Para evitar cair em golpes, o mais seguro é que o usuário digite o endereço diretamente na barra do navegador, ao invés de fazer a pesquisa no buscador ou clicar em links enviados por e-mail ou aplicativos de mensagens”, alertou o delegado.

É recomendável que o cidadão verifique as marcas típicas Distrito Federal. Todos os sites do governo do Distrito Federal têm o domínio encerrado em ‘.df.gov.br’, completou o policial.

Dário Júnior ressalta que a PCDF está aberta à população e disponibiliza canais de denúncia no caso de ocorrência de crimes virtuais, que podem ser feitas por intermédio do número 197 ou pela delegacia eletrônica.

Vale ressaltar que Polícia Civil tem atuado no combate aos crimes cibernéticos e, nesse momento de pandemia, ampliou o rol de ocorrências que poderão ser registradas pela internet, sem a necessidade de que a vítima compareça a uma delegacia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?