Crimes contra patrimônio lideram casos atendidos pela DPDF em janeiro
Relatório da Defensoria Público do Distrito Federal lista tipos de crimes cometidos por presos atendidos pelo órgão e perfil dos custodiados
atualizado
Compartilhar notícia
Um relatório divulgado pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) detalhou que a maior parte dos atendimentos promovidos pela instituição em janeiro último estava relacionado a crimes contra o patrimônio. Dos 398 casos acompanhados pelo órgão público, 145 (36,4%) tinham essa tipificação.
Além desses, os outros dois com mais atendimentos tiveram relação com violência doméstica (98 – 24,6%) e tráfico de drogas (62 – 15,5%), segundo a DPDF.
Os dados são do Núcleo de Assistência Jurídica das Audiências de Custódia e da Tutela Coletiva dos Presos Provisórios. O departamento contabilizou ainda que, dos autuados, a maioria atendida (242) era de réus primários; os demais 39,2% dos presos eram reincidentes.
Confira:
Tipos de crime (total de atendimentos em janeiro)
- Crimes contra o patrimônio (145);
- Violência doméstica (98);
- Tráfico de drogas (62);
- Crimes contra a vida (19);
- Violações ao Código de Trânsito Brasileiro (17);
- Descumprimentos de medida protetiva (6);
- Crimes contra a dignidade sexual (6);
- Infrações ao Estatuto do Desarmamento (10).
A maioria dos custodiados atendidos tinha entre 30 e 35 anos (18,34%), entre os quais a maior parte era do sexo masculino (89,4%), com ensino fundamental incompleto (40,9%) e cor de pele parda (67%).
Quanto aos locais das prisões, a região que mais teve registros foi Ceilândia, com 40 ocorrências atendidas pela instituição; seguida por Samambaia (35); e Brasília (30).
Os dados compilados se referem às atividades da DPDF no período entre 8 e 31 de janeiro de 2024. Para acessar o relatório completo e conferir o perfil do público atendido no período, clique aqui.